Menu

Pirambu recebe Centro de Educação Infantil

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta segunda-feira (13), o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Dalva dos Santos, no bairro Pirambu. O equipamento tem capacidade para atender 188 crianças de 6 meses a 3 anos, num prédio de três pavimentos com pátio naturalizado na cobertura. Para a construção foram investidos quase R$5 milhões na estrutura e mobiliário. Com 1,5 mil metros quadrados de área construída, o equipamento conta com rampas acessíveis, salas de aula, berçário, pátio naturalizado, playgrounds, Sala de Inovação e Tecnologias, sala de amamentação, cozinha, refeitório, banheiros acessíveis e salas para o núcleo gestor.

“Este CEI foi adaptado para a região e é o primeiro a ter três pisos. Nós vamos receber os alunos dentro do padrão das nossas escolas, com berçário e sala de inovação, com diferencial da vista lindíssima para o mar. Além da escola, temos um posto de saúde e uma areninha bem próximas, ou seja, estamos equipando essa área, que tem um baixo IDH, com a presença positiva de equipamentos da Prefeitura e esperamos que façam uma transformação na área”, explicou o prefeito José Sarto durante a entrega do equipamento.

INOVAÇÃO

O terceiro pavimento do CEI Maria Dalva dos Santos oferece um pátio naturalizado com periscópios (instrumentos para observação do mar) produzidos em chapa metálica galvanizada, bolachões de madeira, bebedouro, piso emborrachado, jardineiras, mobiliário brincante em madeira, deck modular, entre outros itens. A proposta é oferecer um espaço ao ar livre com brinquedos e instrumentos desenvolvidos a partir de elementos naturais e repletos de possibilidades de interação, exploração e criação a partir do contato com o meio ambiente, reduzindo o uso de materiais e brinquedos de plástico, sobretudo, fomentando novas aprendizagens no contexto pedagógico da primeira infância (0 a 6 anos).

NÚMEROS

Com a entrega, Fortaleza passa a contar com 185 CEIs, sendo 29 entregues nos últimos três anos. Isto significa a abertura de cerca de 5 mil vagas para educação infantil no período. Outras 16 unidades de Educação Infantil estão em construção. A previsão é que até o fim de 2024, serão 50 novos CEIs incorporados ao parque escolar da Rede Municipal.

A secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, detalhou o trabalho pedagógico que será realizado na escola: “As crianças terão a oportunidade de se desenvolver através do tripé do brincar, do educar e do cuidar. Esse cuidar envolve alimentação, higiene e profissionais capacitados para promover esses estímulos. Em 2012 nós tínhamos em torno de 10 mil matrículas na etapa creche. Hoje, nós já temos mais de 25 mil. E essa escola, junto com as várias outras que estão sendo entregues, vêm atender essa demanda”, explicou.

Mãe do pequeno Saulo, de 3 anos, a operadora de telemarketing Jordânia Soares comemorou a matrícula garantida do seu filho, pois poderá trabalhar com tranquilidade, sabendo que ele será bem assistido. “Com as professoras acolhendo a gente e nossos filhos, acredito que daqui para frente será melhor ainda. É tudo maravilhoso, poder trabalhar sossegada, sabendo que meu filho será bem tratado. Estou realizada”, finaliza.

OUTRAS AÇÕES

Ainda na educação, o Município está reformando  três escolas e uma quadra no bairro Cristo Redentor (Escola Virgílio Távora, CEI Virgílio Távora e Escola Sebastiana Aldigueiri). Na saúde, cinco postos estão em reforma nos bairros Barra do Ceará e Jacarecanga (Postos Lineu Jucá, Quatro Varas, Casemiro Filho, Zenirton Pereira e Guiomar Arruda). A Prefeitura de Fortaleza também tem realizado  intervenções na orla, que abrangem a região do Pirambu até a Barra do Ceará. “Vamos requalificar toda aquela área, com pavimentação intertravada e reforma dos dois caramanchões”, detalhou o gestor municipal.

Também estão sendo reformadas praças e areninhas, além de outros projetos de urbanização, como a implantação do Meu Bairro Empreendedor e do Centro do Empreendedor no Pirambu, a manutenção dos quiosques do Morro Santiago, a construção da horta social no Jacarecanga, a reforma da Praça Obede Saraiva e a 2ª etapa do projeto Vila do Mar.

Além disso, já foram feitas 2.500 ligações de esgoto, beneficiando 8.500 pessoas nos bairros Barra do Ceará, Cristo Redentor, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Pirambu, Monte Castelo, Jacarecanga, Jardim Guanabara, Jardim Iracema e Floresta.