Guaramiranga, Eusébio e Sobral são os municípios cearenses vencedores do Prêmio Band Cidades Excelentes – Edição 2023, no Ceará; a partir dos critérios definidos pelo Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA). A solenidade de entrega da etapa estadual aconteceu na noite desta segunda-feira (13), no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Assembleia Legislativa (Alece). Promovido pela Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e o Instituto Áquila, com o apoio da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), o prêmio teve como finalistas 38 das 184 cidades cearenses.
O presidente da Aprece, Júnior Castro, esteve entre os participantes do evento. Além dele, o diretor geral da Band Ceará, Carlo Bastos; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides; o procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro; o assessor para Assuntos Municipais Governo do Ceará, Artur Bruno, representando o governador Elmano de Freitas; o deputado De Assis Diniz, representando o presidente da Alece, Evando Leeitão; o representante do Instituto Áquila, Rogério Bacafi, entre outros. Diversos prefeitos, vereadores e gestores de municípios cearenses também participaram da solenidade.
“Essa premiação é uma importante forma de incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho que é desenvolvido hoje não só no estado do Ceará, mas em todo o País. O ‘Cidades Excelentes’ é também uma oportunidade de refletirmos sobre as ações que nós gestores estamos fazendo no dia a dia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Ganham hoje, aqui, os municípios vencedores, mas ganha muito mais a nossa população”, afirmou o presidente da Aprece.
O Prêmio Band Cidades Excelentes tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do País. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.
Todas as cidades foram automaticamente inscritas na premiação e foram separadas três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local. A etapa estadual contemplou cidades nas categorias de até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A etapa estadual neste mês de novembro acontece em todos os estados brasileiros, quando estão sendo conhecidos os três melhores municípios de cada categoria. Um certificado alusivo à qualidade da gestão no pilar com maior pontuação foi concedido aos municípios contemplados nas respectivas áreas e categorias.
Já na fase nacional, que será realizada em Brasília-DF no dia 11 de dezembro, o prêmio dará um troféu para os vencedores de cada pilar e de cada categoria populacional. Todos os demais classificados para a etapa nacional, mas que não ganharam, receberão certificados alusivos ao destaque em âmbito nacional. Concorrem na etapa nacional as categorias de cidades: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes; e capitais.
OPRÊMIO E OS CONTEMPLADOS
O Prêmio Band Cidades Excelentes é considerado o Oscar da Administração Pública no Brasil. A ideia é reconhecer as gestões municipais com melhor desempenho em 6 pilares definidos pelos especialistas para a avaliação. Os três municípios do Ceará contemplados, a partir do partir dos critérios definidos pelo IGMA foram:
Até 30 mil habitantes – Guaramiranga
Entre 30 mil e 100 mil habitantes – Eusébio
Acima de 100 mil habitantes – Sobral
Confira os municípios do Ceará contemplados nos seis pilares do Prêmio:
1 – Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
- Até 30 mil habitantes – Pereiro
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes – Tauá
- Acima de 100 mil habitantes – Crato
2 – Saúde e Bem-Estar
- Até 30 mil habitantes – Guaramiranga
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes – Limoeiro do Norte
- Acima de 100 mil habitantes- Sobral
3 – Sustentabilidade
- Até 30 mil habitantes – Pacujá
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes – Pacajus
- Acima de 100 mil habitantes – Itapipoca
4 – Educação
- Até 30 mil habitantes – Pires Ferreira
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes – Eusébio
- Acima de 100 mil habitantes – Sobral
5 – Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Até 30 mil habitantes – Quixeré
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes – Limoeiro do Norte
- Acima de 100 mil habitantes – Sobral
6 – Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
- Até 30 mil habitantes – Guaramiranga
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes – Eusébio
- Acima de 100 mil habitantes – Fortaleza
