Menu

Conselheiro Rholden Queiroz é eleito novo presidente do TCE para o biênio 2024/2025

Em eleição secreta da Sessão Plenária do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), o conselheiro Rholden Botelho de Queiroz foi eleito presidente do órgão por unanimidade para o biênio 2024/2025. Além dele, os conselheiros Valdomiro Távora, Edilberto Pontes e Patrícia Saboya foram escolhidos para os cargos de vice-presidente, corregedor e ouvidora, respectivamente. Na ocasião, foram à urna os conselheiros Alexandre Figueiredo (decano), Soraia Victor, Edilberto Pontes, Rholden Queiroz, Patrícia Saboya, Ernesto Saboia e Valdomiro Távora.

Queiroz definiu o momento com três palavras: “Alegria, Gratidão e Missão. Estou há 16 anos no Tribunal, já assumi várias funções e só posso dizer que, do fundo do meu coração, quero muito bem a esse Tribunal. Eu acho que foi isso que vossas excelências viram em mim, e elegeram o meu nome para essa função“, disse.

“Me lembro de frase do Papa Pio XI, de que ‘a política é a mais alta forma de caridade’. A política como arte de articular interesses em prol do bem comum, com boas políticas públicas, para que o serviço chegue ao cidadão de forma correta. Tenho certeza que não estarei só, conto com todos e estarei aberto para ouvir e tentar acertar”, completou.

Valdomiro Távora, eleito para a vice-presidência do TCE, afirmou que Rholden fará uma “bela gestão”. “É uma pessoa bem preparada. Conte comigo! Também tenho o mesmo amor por essa Casa. Agradeço a todos os membros, servidores e terceirizados do TCE Ceará. Se não fossem por vocês, o Tribunal não teria avançado, mas temos ainda muitos desafios a enfrentar e estarei aqui para somar”.

Futura ouvidora, Patrícia Saboya disse já ter planos para a nova função, entre eles, ressaltar “o importante papel da mulher como gestora”. “Aproveito para parabenizar o conselheiro Rholden Queiroz, pessoa preparada, que deverá dar continuidade à excelente gestão do conselheiro Valdomiro Távora, que valoriza os servidores e apresenta o Tribunal à sociedade com o seu papel pedagógico”.

QUEM É RHOLDEN

Empossado como conselheiro do TCE em 6 de junho de 2012, foi o primeiro procurador de contas a ocupar a vaga destinada constitucionalmente a integrantes do Ministério Público Especial junto a esta Corte. Aprovado no primeiro concurso público para o cargo de Procurador de Contas junto ao TCE Ceará, exerceu a função de procurador-geral desde a instalação do Ministério Público Especial, em outubro de 2007, até outubro de 2009, posição que reassumiu em novembro de 2011 e exerceu até junho de 2012. No biênio 2014/2015, ocupou o cargo de corregedor e foi eleito para o cargo de vice-presidente nos biênios 2016/2017 e 2018/2019.

É graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 2002, concluiu especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em 2005, obteve o título de Mestre em Direito Constitucional e, em 2020, de Doutor em Direito Constitucional, ambos pela UFC. É membro da Academia Cearense de Direito e autor de livros e artigos dentro da temática do controle externo e do orçamento público. Atualmente, preside a Comissão de Jurisprudência do TCE-CE.