O Ceará recebeu nesta terça-feira (14) 33 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Agora, 25 municípios contam com os novos equipamentos, destinados pelo Ministério da Saúde (MS) ao Ceará, e entregues pelo governador Elmano de Freitas (PT). Com investimento superior a R$ 9 milhões, a frota agora entregue tem 25 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e oito do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. Em janeiro deste ano, o Estado já havia entregue 20 novos veículos, além de mais sete ao longo do primeiro semestre. Com isso, o total da frota no Ceará é de 166 veículos de socorro, sendo 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos.
Participaram da solenidade de entrega equipes do Samu e autoridades, entre secretários de Estado, prefeitos, deputados e representantes do MS. “Essa parceria entre Estado e União significa o fortalecimento, de mãos dadas, do Sistema Único de Saúde. Estamos renovando mais de 40% da nossa frota, para prestar um serviço melhor para o povo cearense. Também estamos querendo cada vez mais a interiorização da nossa saúde pública, com fortalecimento dos nossos Hospitais Regionais e ampliação dos nossos serviços”, afirmou o governador Elmano.
CIDADES ATENDIDAS

- Acopiara (1 USB)
- Alto Santo (1 USB)
- Boa Viagem (1 USB)
- Brejo Santo (1 USA)
- Campos Sales (1 USB)
- Canindé (1 USB)
- Crato (1 USB + 1 USA)
- Farias Brito (1 USB)
- Iguatu (1 USB + 1 USA)
- Juazeiro do Norte (4 USB + 1 USA)
- Limoeiro do Norte (1 USA)
- Mombaça (1 USB)
- Morada Nova (1 USB)
- Orós (1 USB)
- Penaforte (1 USB)
- Quixadá (1 USA)
- Quixeramobim (1 USB + 1 USA)
- Russas (1 USB + 1 USA)
- Saboeiro (1 USB)
- Salitre (1 USB)
- São Benedito (1 USB)
- São Gonçalo do Amarante (1 USB)
- Senador Pompeu (1 USB)
- Solonópole (1 USB)
- Várzea Alegre (1 USB)
PARCERIA
A iniciativa do Governo Federal faz parte da comemoração aos 20 anos do Samu 192 em território nacional. Os veículos serão designados à renovação de frota referente aos anos de 2015 e 2016. Outros estados brasileiros também serão contemplados com novas ambulâncias. O secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Miranda, esteve presente representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Vamos continuar renovando a frota a cada ano, porque agora passou a ser regra nossa. O Brasil passou quatro anos sem nenhuma renovação de frota. Com o apoio do presidente Lula [pt] e dos governadores, começamos por aqui [Ceará]. Estaremos juntos em novos hospitais, reforço da regionalização, e em novidades que vêm por aí na questão das filas de consultas e exames”, antecipou o secretário.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, garantiu que, além da estratégia de regionalização da Saúde, a Sesa também planeja a expansão do Samu. “Fizemos o Plano Regional e o Plano da Rede Urgência, no qual temos onde serão os novos postos de demanda para o Samu. A gente debate com o Ministério da Saúde, que analisa se estamos dentro dos critérios técnicos para colocar novas bases do Samu em outros municípios”, detalhou.
SERVIÇO
O Samu é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, prestando assistência em via pública, local de trabalho ou residência. Para isso, conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. A gestão do Samu é tripartite, ou seja, o programa é financiado com recursos de União, Estados e Municípios. Implementado em 2008 no Ceará, o Samu atualmente cobre 100% do território cearense, estando presente em 183 municípios, com exceção de Fortaleza, onde o serviço é municipalizado. Mais de dois mil profissionais atuam no atendimento.
