Menu

Aliados de Cid criam comissões para deliberar sobre o rumo partidário do bloco

Durante a reunião do Diretório estadual do PDT que acarretou a desfiliação de 43 prefeitos do partido – de um total de 54 – no Ceará, foram definidas duas comissões para decidir o rumo partidário do bloco aliado ao senador Cid Gomes (PDT), presidente da sigla no Estado. Uma das comissões vai contar com a presença de quatro deputados federais, que irão dialogar com outros partidos. Já o outro grupo definido contará com três deputados estaduais e três prefeitos, e vai avaliar “outras questões”.

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, o deputado estadual licenciado Salmito Filho (PDT), foi escolhido como porta-voz dos aliados de Cid para comunicar sobre as deliberações do encontro. Na ocasião, o titular da pasta informou quais são os integrantes das comissões:

Deputados federais:

Eduardo Bismarck;
Leônidas Cristino;
Idilvan Alencar;
Mauro Filho;

Deputados estaduais e prefeitos:

Guilherme Landim;
Marcos Sobreira;
Osmar Baquit;
Cirilo Pimenta (prefeito de Quixeramobim);
Patrícia Barreto (prefeita de Irauçuba);
Sávio Gurgel (prefeito de Russas).

DEPUTADOS JUDICIALIZAM CARTAS DE ANUÊNCIA

Além da criação das comissões e da desfiliação dos gestores, foi decidido, dentre os deputados estaduais e federais, que o grupo entrará com ação no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para judicializar as cartas de anuência solicitadas na última semana. As cartas, aprovadas pelo Diretório Estadual, na ocasião, tiveram sua validade anulada pela Executiva Nacional, com a ameaça de cassação de mandato para quem usar “cartas de anuência nulas”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão, está em processo de judicialização para aprovação ou não da sua saída do partido. Pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Leitão teve sua carta de anuência aprovada por Cid ainda no mês de agosto. Com a anulação da solicitação pela Executiva Nacional, o presidente do Legislativo cearense judicializou o caso.