O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aconteceu neste domingo (12), em todo o Brasil, com início às 13h30, sendo encerrado cinco horas depois. Durante entrevista coletiva, o ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado do O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, informou que o comparecimento foi de 68%, mantendo a média dos certames anteriores.
No Ceará, o Exame foi marcado por um episódio lamentável de vazamento da prova. Camilo Santana informou que por volta das 17h, tomou conhecimento de que uma imagem da prova circulou em várias redes sociais. O ministro destacou que, a exemplo do que ocorreu no domingo passado (5), acionou a Polícia Federal (PF) para as investigações serem iniciadas no sentido de identificar e prender os responsáveis pelo vazamento.
Ele salientou que o caso não é motivo para o cancelamento das provas, visto que a divulgação ocorreu muito próximo ao encerramento e a imagem foi só de uma página.
Além do Ceará, diligências foram realizadas no Rio Grande do Sul. A operação também apreendeu materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude ao exame em Maceió, Alagoas, e Vitória da Conquista, na Bahia. Ainda falando sobre o vazamento detectado no primeiro dia de provas, Camilo Santana ressaltou que a PF identificou e ouviu os suspeitos de terem cometido as irregularidades nas cidades de Caruaru, em Pernambuco; Natal, capital do Rio Grande do Norte; Cornélio Procópio, no Paraná, e Brasília, no Distrito Federal.
As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens. As fotografias foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, que prontamente acionaram a Polícia Federal para investigar as irregularidades. Após apurações, não há nenhuma informação de postagem de conteúdo da prova antes do horário estipulado para início da aplicação.
CALOR
Além do nervosismo e da ansiedade, os estudantes enfrentaram uma forte onda de calor, que atingiu quase todo o Brasil. Isso foi responsável por quase todos os 859 logísticos registrados durante a aplicação das provas de Ciências e Matemática. A maioria dos problemas logísticos registrados foram em relação a candidatos passando mal devido ao calor. A maioria desses casos ocorreu em São Paulo, onde, na capital daquele estado, a temperatura chegou a 40 graus.
No Ceará, em todos os locais de provas havia agentes do Governo do Estado oferecendo água e caneta aos estudantes. Em Fortaleza, o local mais movimentado foi o Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ao contrário de anos anteriores, os candidatos procuraram chegar antes da abertura dos portões (das 12 às 13 horas), para evitar atrasos. A gratuidade nos ônibus, metrô e VLTs ajudou bastante o deslocamento dos estudantes, fato destacado pelo ministro Camilo Santana.
Camilo Santana e Manuel Palácios disseram que esses candidatos, caso considerem que foram prejudicados, poderão solicitar a reaplicação das provas. O prazo para solicitação de novo exame começa nesta segunda-feira (13) e encerra na próxima sexta (17).
O ministro da Educação informou que 2.217 candidatos foram eliminados do Enem porque infringiram normas previstas no edital do Enem, sendo que o principal foi comparecer ao local de provas com os celulares ligados, mesmo que tivessem deixado guardados e longe deles.
Sobre o gabarito, Camilo Santana anunciou que a divulgação oficial das respostas das duas etapas das provas do Enem foi antecipada para esta terça-feira (14). Inicialmente, a data marcada era 24 deste mês.
