Menu

Indústria Verde será o tema da FIEC Summit na próxima edição

Neste ano, as perspectivas em torno da produção de Hidrogênio Verde (H2V) no Estado nortearam as discussões ao longo da programação. Foto: Divulgação

Após dois dias de programação com debates sobre a transição energética e os projetos de produção de H2V em desenvolvimento no Ceará, o FIEC Summit 2023 chegou ao fim nesta quinta-feira (26). Neste ano, o evento trouxe como tema o Hidrogênio Verde (H2V) e as perspectivas em torno da produção no Estado. Ao finalizar o evento, Carlos Prado,  1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), anunciou que na próxima edição o foco deve ser a fabricação de produtos a partir do combustível, trazendo como tema a ‘Indústria Verde’.

Carlos Prado pontuou que após as demandas apresentadas durante o evento o objetivo principal é a produção de Hidrogênio Verde no Estado. “Nesta segunda edição, que termina hoje, já tivemos a apresentação de demandas locais, mostrando que o objetivo principal passa a ser a fabricação de produtos com Hidrogênio Verde, como aço verde, fertilizantes verdes, cimento verde, briquetes de ferro verdes, dentre outros”, afirmou.

O evento contou, ainda, com discussões sobre as mudanças climáticas, tratadas em episódios como a seca da Bacia Amazônica e os ciclones no Sul do país, que revelam a necessidade de modificar a matriz energética no país. Para o Deputado Federal Danilo Forte o Brasil precisa tomar decisões políticas para viabilizar a transição energética.

“Precisamos construir e consolidar uma rota tecnológica e a viabilidade do casamento perfeito da energia do sol, do vento e hidráulica com a produção do hidrogênio. Segundo, precisamos de legislação para dar segurança e fortalecer a capacidade de investimento de milhares de empresas que todos os dias circulam pelos mais diversos gabinetes à procura dessa possibilidade”, destacou.

EVENTO

O evento contou com a discussão de temas relevantes para o cenário brasileiro, como o armazenamento, o transporte e a distribuição do Hidrogênio Verde. Além disso, contou com a participação do CEO da B&Q Energia e Presidente do Sindienergia Ceará, Luiz Carlos Queiroz; do Gerente Comercial do Porto de Roterdã, Wouter Demenint; Gerente de Novos Negócios da GS Inima, Eduardo Pedroza da Cunha Lima; e do CEO da Transhydrogen Alliance Brasil, Mark McHugh.