O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), e a Emape Alimentos serão homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa do Ceará nesta quinta-feira (26). As homenagens foram propostas pelo deputado estadual Firmo Camurça (União), com subscrição da deputada Emilia Pessoa (PSDB). O prefeito será homenageado pelos seus 80 anos, grande parte dedicados à vida pública e empresarial. Já a Emape contará com a homenagem em virtude dos seus 60 anos de fundação. A empresa foi aberta por Roberto Pessoa quando ele tinha 20 anos, no ano 1963.
A sessão solene acontecerá no Plenário 13 de Maio da Alece nesta quinta-feira, 26, a partir das 17 horas.
Ao propor a homenagem, o deputado Firmo Camurça ressaltou que o prefeito de Maracanaú possui longa trajetória política no Ceará, tendo ocupado cargos como deputado estadual e federal. Ele relembra que, na Câmara Federal, Roberto “atuou como presidente da Bancada do Nordeste até dezembro de 2004, quando deixou o cargo para disputar, com sucesso, a prefeitura da cidade de Maracanaú, mandato este que renovou em 2008, obtendo mais de 87% dos votos válidos”.

HOMENAGEADOS
Roberto Pessoa é formado em economia pela UFC e em contabilidade pela Fênix Caixeiral. Aos 20 anos, fundou a companhia de ovos e aves Emape e logo se tornou uma das maiores lideranças do ramo de avicultura no Brasil. Em 1990, ingressou na política sendo eleito deputado e depois deputado federal por quatro mandatos (eleições de 1994, 1998, 2002 e 2018), com votações crescentes em todos os municípios do Estado.
Em 2004, deixou a Câmara dos Deputados após ser eleito Prefeito de Maracanaú. Em 2008, foi reeleito com 87,5% dos votos válidos, alcançando uma das maiores votações do Brasil. Assumiu como vice-prefeito de Maracanaú entre 2017 e 2018, ao lado do então prefeito Firmo Camurça. Foi eleito para o quarto mandato como deputado federal no pleito de 2018, com 102.470 votos. Em 2020 foi eleito para o terceiro mandato à frente da Prefeitura de Maracanaú, com 66,32% dos votos válidos, um total de 78.859 votos.
Já a Emape Alimentos foi fundada em 1963 por Roberto Pessoa. Uma das maiores empresas produtoras de ovos e aves do Nordeste, produzindo mais de 800 mil ovos por dia, o conglomerado industrial conta com granjas em Guaiúba e Tianguá, no Ceará, e Barreiras, na Bahia, além de unidade de distribuição em Fortaleza e incubatório em Maracanaú. As unidades contam com automação e os processos mais modernos de produção. Os produtos da Emape chegam a diversos pontos comerciais no Ceará, Bahia, Piauí e Maranhão.
