Menu

Primeira embarcação movida a hidrogênio verde terá escala em Fortaleza em novembro

O barco experimental Energy Observer, movido a hidrogênio verde, chega ao Brasil em novembro, com uma parada em Fortaleza, trazido pela Qair, empresa francesa de energias renováveis com sede na capital cearense. A parada faz parte de uma odisseia mundial que teve início em 2017, partindo de Saint-Malo, na França. A embarcação ficará ancorada no mar cearense por duas semanas, sendo essa, a 83ª escala da jornada de oito anos ao redor do mundo.

A embarcação ficará atracada no Marina Park Hotel, entre os dias 16 e 24 de novembro, em evento organizado pela Qair, que conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da empresa cearense CSI e de outras e empresas patrocinadores do Projeto Energy Observer, como a Air Liquide, Toyota e Grupo Accor.

Desenvolvido a partir de um premiado catamarã, o Energy Observer é um laboratório para a transição ecológica e foi projetado com uma inovadora arquitetura energética para testar, em condições extremas, os limites das mais promissoras tecnologias de emissão zero.

O sistema energético do Energy Observer abrange três fontes de energia renováveis (solar fotovoltaica, energia eólica e hidrelétrica) e dois tipos de armazenamento (baterias de íons de lítio e hidrogênio). O navio produz hidrogênio diretamente a bordo, por eletrólise da água do mar. As soluções são experimentadas, testadas ao limite e otimizadas para tornar a energia limpa uma realidade concreta e acessível a todos.

“Energy Observer é uma plataforma experimental para as energias de amanhã. Uma embarcação inteligente e revolucionária que navega sem prejudicar o planeta. Sua propulsão elétrica é alimentada por energias renováveis, incluindo sol, vento e água. Mas o que a torna única é sua capacidade armazenar energia sob a forma de hidrogénio produzido a partir da água do mar, tecnologia que lhe permite navegar com total autonomia. Hoje, é necessário dar sentido à inovação, colocá-la ao serviço dos desafios que a humanidade enfrenta”, aponta Victorien Erussard, capitão e fundador do Energy Observer.

Durante a parada em Fortaleza, além da visitação programada ao Energy Observer, os convidados poderão experimentar as exibições sobre transição energética e sobre a cultura oceânica, que acontecerão no domo reticulado do projeto Qair Experience, e dentro do Ônibus de Experiências da Qair.

O espaço Qair Experience, construído a partir de um reticulado estrutural de madeira, tem como proposito a divulgação do tema Transição Energética. O espaço abrigará exposições imersivas sobre o assunto. O Qair Experience contará também com a exposição de grupo gerador estacionário a base de hidrogênio, desenvolvido pela empresa francesa EODev. O equipamento é fruto de tecnologia desenvolvida e testada para a propulsão do barco Energy Observer.

Jorge Borrell, CEO da Qair Brasil, comenta com entusiasmo a vinda do barco ao Ceará.

“A Qair se orgulha de trazer o Energy Observer ao mar cearense. A vinda do primeiro barco movido a hidrogênio verde ao Brasil representa um marco em nossa jornada e reforça nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e a transição energética. Estamos empenhados em liderar o caminho em direção a um futuro mais limpo, onde as energias renováveis desempenham um papel central em nossa sociedade. É a nossa responsabilidade coletiva transformar nossas visões em ações concretas, e estou confiante de que juntos, construiremos um mundo mais verde e sustentável para as gerações futuras.”