Representando a potência criativa brasileira, designers e criadores de Fortaleza participam da Semana de Design em Barcelona até esta sexta-feira (27). Os artistas representam o país em uma das mais importantes semanas do calendário internacional e um dos melhores eventos de arquitetura, design e tecnologia do mundo. Em 2019, Fortaleza foi chancelada pela Unesco como cidade criativa do Design.
Na exposição, o design é apresentado através da reinterpretação do artesanato tradicional presente no mobiliário, na gastronomia e no vestuário do Estado e traz objetos de decoração de Érico Gondim, cadeiras e bancos de Leo Ferreiro, jóias Eliane Alcântara, xícaras e bandejas da Bone Ceramics, bolsas Catarina Mina e as renascenças e richelieus dos vestidos de Almerinda Maria. A exposição foi montada na sede do Istituto Europeo de Design, em Barcelona.
BARCELONA DESIGN WEEK
Criada pelo Barcelona Design Centre em 2006, a Barcelona Design Week está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Nesta edição, posicionar o design como elemento-chave para a resolução de problemas e desafios é o objetivo central do evento que traz como tema ‘Design for Human Future’ e propõe revisar as metas da Agenda 2030 da ONU, lançada em 2015, usando o design como iniciativa transversal.
CIDADE CRIATIVA DO DESIGN
Fortaleza foi declarada cidade criativa do design pela Unesco, em 2019, e tem como objetivo colocar as indústrias culturais e criativas como fator central das estratégias de desenvolvimento da cidade. Em todo o mundo, a Rede de Cidades Criativas reúne 246 cidades de 72 países do mundo. No Brasil, a Unesco chancelou 10 cidades criativas sendo, Belém (PA), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Paraty (RJ) como cidades criativas da Gastronomia; Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Curitiba (DF) como cidades criativas do Design; João Pessoa (PB) como cidade criativa do Artesanato e artes populares; Salvador (BA) como cidade criativa da Música; e Santos (SP) como a cidade criativa do Cinema.
