Nesta segunda-feira (23), o governador Elmano de Freitas esteve em Baturité, cidade onde nasceu, para inaugurar o trecho da CE-596, que liga a sede do município ao distrito de Candeias. A via era antiga reivindicação da população, que precisou esperar 40 anos para ter o sonho realizado. Além da estrada, o Governador confirmou da faculdade federal de Medicina naquela cidade, a chegada de uma fábrica, a construção dos hospitais municipal e regional.
Em discurso emocionado, o prefeito Herberlh Mota colocou as carências do município. “Me dirijo ao Governador, filho da terra. Por isso o apoiamos e como o senhor sabe, estamos construindo o Baturité das pessoas que estão carentes em tudo”, ressaltou.
Também com uma fala cheia de emoção, Elmano de Freitas surpreendeu ao anunciar o pacote de obras para o município. “Aqui nasci, me criei e amo essa terra. Tudo o que sou hoje, agradeço a essa terra”, disse o Governador. Em seguida, Elmano falou que cada obra a ser feita em Baturité beneficiará também a população das cidades vizinhas.
Na área da saúde, além da faculdade de Medicina, o Governador confirmou as construções de dois hospitais: o Regional, de alta complexidade, e o Municipal, com atenção prioritária à saúde da mulher, com maternidade, UTI e especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, além de atendimento emergencial.
Elmano garantiu ainda a construção do ginásio poliesportivo, com investimento de R$ 26 milhões. Na área de educação, ele falou da construção de creches e 10 escolas em tempo integral.
No que diz respeito ao escoamento da produção, o Governador falou da melhoria da malha viária no Maciço de Baturité. “Vou fazer a duplicação da CE-060, entre Acarape e Baturité, e ver se é possível alargar o centro da cidade com um estudo e debate com comerciantes”, anunciou.
Ainda durante o discurso, Elmano de Freitas justificou que será empreiteiro em todas as regiões do Estado. “Meu pai dizia: filho, nunca fale aquilo que você não pode fazer. E eu aprendi isso. Por isso, não anuncio obra que não possa entregar”, garantiu. “O Ceará tem muito trabalho pela frente e o presidente Lula garantiu apoio e acreditamos nele. Eu e Herbelh andaremos por Baturité no futuro e a população reconhecerá o que fizemos”, concluiu.
