Empreendedores e lideranças dos territórios das seis rotas turísticas do Estado, apoiadas pelo Sebrae Ceará, tiveram participação de destaque, na última semana, do Brazil Travel Market (BTM), realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC). O encontro, considerado um dos maiores do Brasil na área de turismo, reuniu cerca de cerca de 200 expositores e 5 mil profissionais de todo o País interessados em acompanhar o lançamento de produtos e tendências do setor.
Com o apoio do Sebrae-CE, os empreendedores das rotas das Emoções, das Falésias, do Café, Mirantes da Ibiapaba, do Cariri e da Costa dos Ventos tiveram a oportunidade de apresentar e negociar produtos e serviços durante as rodadas de negócios. As rodadas reuniram cerca de 200 agentes de viagens nacionais, além de compradores internacionais de países como a Argentina, Bolívia, EUA, Uruguai, Peru e Paraguai.
De acordo com o articulador da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae-CE, Silvio Moreira, a participação das rotas na BTM faz parte do trabalho de fortalecimento dos pequenos negócios que integram a cadeia produtiva de turismo no Estado. “A participação em eventos como este é fundamental para ampliar a visitação e consequentemente a geração de emprego e renda nos territórios das rotas”.
Segundo Silvio Moreira, o trabalho acaba contribuindo para dinamizar toda a economia das regiões onde as rotas estão inseridas. “As rotas são estratégicas para promover o turismo em outros municípios, levando o desenvolvimento para além dos tradicionais destinos-âncoras do Ceará e ajudando a fortalecer os pequenos negócios nestes territórios”.
Para Hércules Arizon, da agência de viagens e eventos Grauçá Turismo, a participação na BTM 2023 foi uma oportunidade única de visibilidade para o negócio e também para a Rota Costa dos Ventos, além de fortalecer a união dos integrantes do roteiro.
“O evento nos proporcionou uma grande rede de networking e geração de novos negócios, fortalecendo e unindo as forças do trade da própria Rota Costa dos Ventos. Tivemos uma visão não de concorrentes, mas de parceiros em busca do bem comum de todos, por isso agradecemos ao Sebrae por essa oportunidade de crescimento e fortalecimento de nosso território”, destacou Hércules Arizon.
ROTAS TURÍSTICAS
O trabalho de estruturação das rotas turísticas é fruto de parcerias entre Sebrae-CE e empreendedores locais, com o apoio do poder público. No Ceará, o primeiro roteiro turístico implantado com o apoio do Sebrae foi a Rota das Emoções, em 2005. O roteiro reúne os equipamentos e atrativos de 14 municípios dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. No território cearense, integram o roteiro os municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
Além dela, existem outras duas rotas litorâneas: a Rota das Falésias e a Rota Costa dos Ventos. Integram a primeira os municípios do Litoral Leste, Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí. Já a segunda, que é mais recente, reúne os atrativos do Litoral Oeste do Estado, com os municípios de Acaraú, Caucaia, Itarema, Amontada, Itapipoca, Trairi, Paracuru, Paraipaba e São Gonçalo do Amarante.
O Sebrae-CE também vem atuando em duas rotas serranas. Na Rota Verde do Café, no Maciço de Baturité, participam os municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti. A outra rota é a Mirantes da Ibiapaba, que reúne os principais atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. Fechando as rotas cearenses está a Rota do Cariri, que envolve os municípios da região cearense conhecida pela sua riqueza cultural e patrimônio ambiental.
