Menu

Cemitérios públicos de Fortaleza começam a passar por manutenção em preparação para o Dia de Finados

Foto: Natinho Rodrigues

Com a proximidade do Dia de Finados, celebrado no próximo dia 2 de novembro, a Prefeitura de Fortaleza tem intensificado seus esforços de manutenção periódica nos cinco cemitérios públicos da cidade. A iniciativa é liderada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e abrange uma série de melhorias que visam proporcionar um ambiente mais acolhedor para que os visitantes possam homenagear seus entes queridos.

Além dos serviços internos de limpeza e manutenção nos cemitérios Parque Bom Jardim, São José, Santo Antônio, São Vicente de Paula e Messejana, a Seger também está realizando ações de zeladoria nas vias de acesso aos cemitérios. A ênfase recai na capina, varrição e remoção de resíduos sólidos, garantindo um entorno limpo e seguro. O secretário municipal da Gestão Regional, Ferruccio Feitosa, enfatizou a importância desses esforços.

“Realizamos durante todo o ano manutenções e serviços de limpeza nos cemitérios públicos de Fortaleza, mas no período que antecede o dia 2 de novembro, intensificamos os trabalhos para que os fortalezenses possam se sentir acolhidos e assim possam prestar as homenagens aos seus entes com conforto e segurança”.

Foto: Natinho Rodrigues

INFRAESTRUTURA

Além dos serviços de limpeza, a Seger também tem promovido melhorias na infraestrutura dos cemitérios públicos. Isso inclui a pintura de fachadas e capelas, retelhamento de edifícios, instalação de novos acessórios em banheiros, melhorias na acessibilidade, revisões elétricas e instalação de luminárias. Veja abaixo as ações de melhorias nos cinco cemitérios públicos de Fortaleza:

  • Cemitério de Antônio Bezerra: Os trabalhos incluem a pintura da fachada e da capela, retelhamento parcial, bem como a instalação de novos acessórios nos banheiros, como vasos sanitários, torneiras e lâmpadas. O cemitério do Bom Jardim também está recebendo melhorias, incluindo pintura em áreas como recepção, velórios e ossuários, além da instalação de luminárias e recuperação de equipamentos nos banheiros.
  • Cemitério da Parangaba: As manutenções de infraestrutura tiveram uma reforma completa, que incluiu a capela e a área administrativa. Reparos em banheiros, trilhas e lixeiras também foram realizados, juntamente com a melhoria da acessibilidade, retelhamento, instalação de novas luminárias e melhorias nas calçadas.
  • Cemitério do Mucuripe: Houve uma revisão da parte elétrica, retelhamento e substituição de luminárias, juntamente com a instalação de uma nova caixa d’água e reparos nos banheiros. A pintura da capela, do muro interno e da fachada também faz parte das melhorias.
  • Cemitério de Messejana: Teve melhorias em áreas como a capela, o velório e outros espaços. As renovações incluem a instalação de toldos, forro de PVC, caixa d’água e acessórios sanitários nos banheiros, bem como uma revisão completa da parte elétrica, instalação de refletores e substituição de luminárias internas. Também houve melhorias no revestimento do piso, nas lixeiras e na acessibilidade.