O período que se estende de setembro a dezembro no Ceará, conhecido como o “B-R-O-Bró”, traz consigo uma estimativa de aproximadamente 3,4 mil novas vagas de trabalho. A previsão é fornecida pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). As vagas temporárias surgem em resposta ao aumento da demanda nos setores de comércio e serviços, que tendem a se movimentar significativamente durante as festividades de Natal e Ano Novo. A expectativa é que haja um crescimento de 11% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, ressalta que o B-R-O-Bró de 2023 tem superado as expectativas, gerando um impacto positivo nas oportunidades de emprego na região.
“Este período de fim de ano tem fortalecido e muito o nosso comércio. Desde setembro, notamos um aumento nas vagas temporárias. Isso é excelente, são mais pessoas empregadas e consequentemente com poder de compra. Os clientes certamente virão ao Centro escolher seus presentes, roupas, artigos de decoração e o nosso comércio está mais que preparado para recebê-los”.
Além das vagas no comércio, a projeção do IDT também destaca oportunidades em funções como garçom, recreador, cumin (auxiliar de garçom) e segurança de eventos. O IDT frisa ainda que entre 20% a 25% dos trabalhadores temporários conseguem ser efetivados após o fim do ano.

AQUECIMENTO
Não é apenas o Ceará que está experimentando um aumento nas oportunidades de trabalho para a temporada de fim de ano. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, há uma projeção de 110 mil vagas para trabalhadores temporários em todo o País. O número representa o maior contingente dos últimos 10 anos, superando as 98.800 vagas criadas em 2022. Após o término dos contratos temporários do ano passado, aproximadamente 12 mil funcionários foram efetivados em suas posições.
