O artesanato cearense tomou conta de Paris neste domingo (22), ao ser exposto no tradicional Museu do Louvre, em Paris, na França. O Carrossel do Louvre abriu uma vernissage com as esculturas em madeira de cinco artesãos cearenses. As obras falam sobre lendas populares, religiosidade e do cenário urbano da região do Cariri, e foram selecionadas pela Secretaria da Proteção Social, por meio da Central de Artesanato do Ceará (CeArt).
Para a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, a exposição foi uma oportunidade para apresentar a arte popular do Ceará.
“Ficamos muito felizes com o convite para apresentar a arte cearense no Museu do Louvre, em Paris. Essa é, sem dúvida, uma oportunidade única de mostrar a história e a identidade do povo cearense, a partir dos nossos artesãos e artesãs, verdadeiros artistas da cultura popular”, ressalta.
A mostra é realizada pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, presidida pela jornalista e produtora brasileira Diva Pavesi. Ao todo, foram selecionadas pela curadoria cinco esculturas em madeira que retratam a arte popular do Cariri. Os artesãos que participam são Silvana Maria dos Santos (Divino Espírito Santo), Raimundo Caetano (Racar), Francisco Graciano (Beata), Aparecido Gonzaga (Din) e Paulo Sérgio de Souza (Favela).
Entre as obras selecionadas, estão o Divino Espírito Santo (Silvana), Reisado Jaraguá (Racar), Beata (Graciano), Romaria (Din) e Favela (Paulo Sérgio).
AGENDA EM PARIS
Cumprindo agenda em Paris, a secretária Onélia Santana participou, como convidada de honra da Divine Académie, e foi nomeada vice-presidente de honra da instituição. “Muito feliz em receber a grande medalha de ouro da República Francesa da Divine Académie. Agradeço a presidente da Divini Académie, Diva Pavesi, pela honraria! Dedico a homenagem a todos os artesãos cearenses. Esta noite estou com vestido criado pelo estilista cearense Ivanildo Nunes, que apresenta nosso artesanato de forma sofisticada valororizando as nossas rendas. Viva o artesanato cearense!”, publicou Onélia em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Já nesta segunda-feira (23), a titular esteve na sede da Unesco em Parais, com a embaixadora do Brasil junto à Unesco, Paula Alves de Souza, e a diretora de departamento da área de políticas sociais da instituição, Mariagrazia Squicciarini, para discutir a preservação das rendas do Ceará. Conforme Onélia, participaram da reunião o designer e estilista Ivanildo Nunes e a gerente comercial e curadora da CeArt, Germana Mourão.
