O Fortaleza perdeu a segunda partida seguida, na noite deste sábado (21), pela 28ª rodada d Série A do Campeonato Brasileiro. No Estádio Fonte Nova, em Salvador, o placar foi 2 a 0 para o Bahia, resultado bastante comemorado pelos torcedores do Tricolor da Boa Terra, que chega aos 34 pontos e termina o dia no 12º lugar, se afastando da zona de rebaixamento (Z4). Com 42 pontos, o Fortaleza permanece na oitava colocação.
Na primeira etapa de partida, o time da casa iniciou com mais posse de bola e tentou penetrar na área do Fortaleza, mas a defesa do Leão interceptava as bolas ofensivas. Quando o Bahia começou a buscar as jogadas aéreas, o time foi mais incisivo contra o Tricolor cearense. Numa das tentativas, Bruno Pacheco interceptou, colocando a bola para fora.
Na cobrança do escanteio, feita por Biel, aos 21 minutos, o zagueiro Kanu subiu mais que a defesa do Fortaleza e, de cabeça, marcou 1 a 0 para o Bahia. Com desvantagem no placar, o Leão do Pici passou a procurar mais as jogadas de ataque, na tentativa de terminar o primeiro tempo pelo menos com o empate. Thiago Galhardo e Marinho foram muito acionados no ataque tricolor, no entanto a bola sempre parava nas mãos do goleiro baiano Marcos Felipe. O primeiro tempo terminou com a vitória do Bahia.
PRESSÃO LEONINA
O segundo tempo começou mais pegado que o primeiro, com o Fortaleza, tentando a todo custo igualar o marcador, porém com preocupação com o ataque do Bahia. O time de Rogério Ceni, aparentemente mais defensivo, mesmo jogando em casa e com grande presença dos torcedores, passou a explorar os contra-ataques, principalmente porque o time cearense demorava muito para recompor a defesa. A efetividade baiana, entretanto, estava muito abaixo do desejado, deixando a torcida frustrada.
Aos 9 minutos, Machuca chuta de fora da área e a bola passa próximo à trave. Aos 25, Calebe, que entrou no intervalo no lugar de Lucas Crispim, saiu lesionado de campo aos prantos. Ele foi substituído por Lucero. Caio Alexandre entrou no lugar e Pedro Augusto e Tinga no de Dudu.
Os dois times , mesmo com preocupação com a defesa continuaram procurando o ataque. O Fortaleza buscava o empate, enquanto o Bahia procurava ampliar o marcador. As jogadas mais perigosas, no entanto, não foram elaboradas, foram consequência dos erros dos sistemas defensivos de ambas as equipes.
TIRO DE MISERICÓRDIA
Aos 50 minutos, o goleiro Marcos Felipe deu um chutão para a frente, a bola foi cabeceada para a área do Fortaleza, porém Tobias Figueiredo esbarrou no companheiro Bruno Pacheco. A bola sobrou para Ratão, que driblou João Ricardo e marcou o segundo gol baiano.
O próximo jogo do Leão, antes da final da Sul-Americana será na terça-feira (24), às 19 horas, contra o líder da competição, Botafogo, no Castelão. Embora não tenha informação oficial, especula-se que o técnico Juan Pablo Vojvoda, mais uma vez, colocará em campo um time mesclado, tendo em vista que a final da “Sula” é considerado o jogo mais importante do Tricolor de Aço nesta temporada.
