Menu

Cearense Lucas Rabelo é campeão e conquista segundo ouro do Brasil no skate

Skatista cearense Lucas Rabelo conquista ouro masculino na modalidade, fazendo História no Pan 2023. Foto: Alexandre Loureiro/ COB

O skate brasileiro segue fazendo bonito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Depois da dobradinha no pódio do street feminino com a maranhense Rayssa Leal (ouro) e Pâmela Rosa (prata), o cearense Lucas Rabelo foi campeão do street masculino. Na final da prova, disputada na tarde deste sábado (21), o cearense somou 264.45 pontos sob os olhares atentos do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, presente na arquibancada.

Segundo no roster, o brasileiro iniciou a disputa com uma boa volta, que rendeu pontuação de 79.55. Acabou zerando a segunda participação com uma queda e levou a nota para a segunda etapa. Na fase de manobras, brilhou e se consolidou na primeira colocação geral. Conseguiu 89.54, 91.15 e 93.75 em três tentativas, zerando as duas últimas, já sem chances de perder a medalha.

“A gente conseguiu montar uma estratégia boa. Já tendo experiência com outros eventos, eu tinha mais ou menos noção de cada nota de cada manobra, porém as notas eram bem altas, então ficava aquela dúvida se seria tudo isso ou menos, mas graças a Deus deu tudo certo, as notas foram boas e eu consegui acertar as manobras que eu estava planejando”, disse Rabelo.

O atlate também falou sobre o sentimento ao ouvir o hino do Brasil na premiação. “Me controlei para não chorar, porque são várias emoções. Penso muito na minha família, nos meus machucados, nas coisas que vêm acontecendo diariamente. Então, é uma mistura de emoções, mas, com certeza, sinto muita felicidade e orgulho”.

A conquista colocou Lucas Rabelo na história dos Jogos Pan-Americanos como o primeiro campeão do skate street masculino na competição, assim como Rayssa Leal, que venceu a categoria feminina pela manhã. Lucas Rabelo se classificou para Santiago 2023 ao conquistar o título nos Jogos Pan-americanos Júnior, em Cali, em 2021.

Também representando o Brasil na disputa, Gabryel Aguilar começou bem com pontuações de 69.52 e 70.15 na primeira etapa de voltas. Nas manobras, alcançou 65.76 na terceira tentativa e, na quarta, se machucou e se retirou da competição, terminando no 8° lugar.

O skateboarding nos Jogos Pan-Americanos continua neste domingo (22) com as provas de skate park. No feminino, Raicca Oliveira defende o Time Brasil a partir das 11 horas. Já no masculino, Augusto Akio representa o país às 16h30. O Canal Olímpico do Brasil e o YouTube do Time Brasil transmitem os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 ao vivo.

Com informações do COB.