Passar confiança e acreditar no repertório sociocultural trabalhado durante o ano. Esses foram os elementos fundamentais na jornada da professora de redação Rubi Holanda, junto dos alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, do Colégio Diocesano Padre Anchieta, localizado em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Prova disso, é que a instituição alcançou o primeiro lugar entre as cinco escolas no Brasil com melhor média na redação, com 930. Outra instituição de Limoeiro, a Escola Normal Rural, ficou em terceiro lugar, com média de 925,93. Os resultados do Enem 2022 foram divulgados nesta terça-feira (17), pelo jornal O Globo.
Em entrevista ao OPINIÃO CE, a professora de redação, Rubi Holanda, destaca como foi desenvolvido o trabalho com os alunos que possibilitou alcançar este resultado. “Todo trabalho de redação é desenvolvido com teoria e prática, por meio de laboratório de redação. Na parte da manhã, os alunos vão pra escola, uma vez na semana, e eles praticam durante três, quatro horas o texto dissertativo argumentativo. Damos muito foco para a redação do Enem. Na parte curricular, eles desenvolvem toda a parte teórica”. A docente frisa ainda que dá muita ênfase às competências, habilidades e a maneira como o corretor verá aquele texto, trabalhamos com isso a parte estética. “A gente trabalha também essa questão de repertório sociocultural e dos eixos temáticos”.
Rubi frisa que redação é uma disciplina que os alunos têm um certo receito e dificuldade, pois escrever não é uma atividade fácil, principalmente um texto que avaliza de zero a 1.000 e que faz exigências como repertório sociocultural, nível de argumentação, deixando assim os alunos receosos com a prova.
“Avalio que os meus alunos vão muito bem, vão confiantes fazer a redação porque trabalho o ano inteiro, além do texto dissertativo, também a questão da autoconfiança. Eles são capazes, eles trabalharam para isso o ano inteiro, eles produziram mais de 200 redações por ano, viram todos os temas que eram necessários, eles não vão ser pegos de surpresa”.
Sobre a emoção de receber o primeiro lugar entre as cidades do Brasil com as melhores notas na redação do Enem 2022, a professora Rubi não esconde a gratidão e alegria, não apenas pela instituição, mais pelos alunos que construíram para a jornada de crescimento e superação. “Fiquei muito feliz ao saber dessa notícia. Foi um trabalho mesmo muito árduo com todos os meus alunos. Foi uma cooperação mútua. Agradeço demais aos meus alunos de 2022. Eles têm uma participação muito grande nessa nota, uma vez que a colaboração foi de 100%. Então, eu só tenho a agradecer a Deus e agradecer ao Colégio de Diocesano por ter me dado essa oportunidade”.
Se depender da garra da professora Rubi, as conquistas estão apenas começando. “Tenho certeza que a vitória vem novamente. Não sei se em primeiro lugar, mas com certeza, na vida de cada um, eu sei que estou fazendo diferença eisso para mim já basta. O aluno não é apenas um aluno, é um ser humano que precisa de apoio e acolhimento. E foi isso que fiz e faço durante todo o ano. Sou amiga, eu sou professora, e sou tudo o que eles precisam que eu seja neste momento”.
A conquista para educação cearense foi repercutida pelo diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, Ademar Celedônio. “Parabéns a toda a comunidade do Colégio Diocesano, em especial ao professor Pitombeira, grande líder dessa comunidade, e também da professora Rubi Holanda por este feito fantástico, que não é de hoje, de resultados maravilhosos de redação desta escola”, conta, em vídeo compartilhado nas redes sociais na terça-feira (17).
ALUNOS CONFIANTES
“A professora Rubi foi imprescindível na nossa turma, porque ela fez tudo com muita dedicação para todo mundo, fazia a gente se sentir muito confortável em relação ao dia da prova”. Essas são as palavras de Caio Emanoel de Araújo Lima, ex-aluno da professora Rubi e que alcançou 960 pontos na redação do Enem de 2022. Ao OPINIÃO CE, Caio frisa a confiança na técnica desenvolvida em sala de aula com a professora Rubi, como uma forte habilidade para alcançar este resultado.
“A principal lição que a Rubi deixou para a gente foi a questão da segurança e da confiança, ela transparecia muito isso. No primeiro dia da prova, a gente tinha certeza que a gente ia sair dali com mais de 900 na redação porque chegamos lá com técnica, então a gente sabia que a gente ia ter bons resultados devido a essa nossa confiança que o método da professora Rubi trazia”, fala com alegria o mais novo aluno do curso de Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fruto do seu bom desempenho no Enem.
A maratona de Caio, durante a preparação para a redação do Enem, envolveu aulas no laboratório prático de redação, projetos de textos sobre diversos eixos temáticos, além de treinar também argumentação com debates ou durante as aulas mais teóricas, passando por toda estrutura do texto dissertativo-argumentativo usada na redação do Enem.

Outra ex-aluna da professora Rubi que obteve bom resultado na redação foi Maria Eduarda Sena, com nota 960. A estudante endossa o apoio e a confiança passada pela professora. “Justamente por nós termos uma confiança com a Rubi, com o método dela, nós nos entregamos para o que ela tinha a dizer. E isso fez com que a gente absorvesse muito do que ela passava, muito do conhecimento dela e que contribuiu para esse resultado maravilhoso”, conta.
Eduarda também compartilha dicas aprendidas com a professora que podem ajudar outros estudantes. “Se organize. A gente tem que se organizar, a redação é algo que tá voltado pra estrutura, pra organização de argumentos e fatos, de repertório e tudo. Então, eu agradeço muito a ela por isso, porque não é algo que você leva só pra redação, mas pra vida também”. A estudante continua os estudos em redação, pois sua meta é conseguir entrar no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).
ENEM 2022
Conforme dados divulgados pelo jornal O Globo, Minas Gerais foi o Estado que conquistou a maior média no Enem, com 561 pontos em 2022, levando em conta as provas objetivas e da redação de escolas públicas e privadas. Embora o Ceará tenha apresentado escolas bem classificadas, é importante notar que a região Sudeste ostenta a maior quantidade de instituições com desempenho notável neste último Enem.
ESCOLAS COM MELHOR NOTA NA REDAÇÃO
- Colégio Diocesano Padre Anchieta – Limoeiro do Norte (CE): 930
- Colégio Fibonacci – Ipatinga (MG): 927,81
- Escola Normal Rural de Limoeiro – Limoeiro do Norte (CE): 925,93
- Escola Tia Cláudia – Niterói (RJ): 923,08
- Colégio Ômega – Muriaé (MG): 921,82
Algumas mudanças nas médias estaduais se destacam. São Paulo, que costumava liderar a lista, apresentou uma queda significativa, ocupando agora a 4ª posição, com uma média de 550 pontos. Por outro lado, o Distrito Federal demonstrou uma melhora considerável em relação ao ano anterior, aumentando sua média de 546 pontos, em 2021, para 560 pontos, em 2022, chegando ao segundo melhor desempenho no ranking. Enquanto isso, o Rio de Janeiro, apesar de manter um nível respeitável, caiu uma posição na classificação, ficando com 554 pontos. Em contraste, os Estados com os piores desempenhos, conforme os dados, são Amapá (com 500 pontos), Maranhão (com 496 pontos) e Amazonas (com 485 pontos).
