Menu

Deputado do PDT propõe Título de Cidadão Cearense a correligionário na Alece

Deputado Cláudio Pinho (PDT), em sessão na Alece. Foto: Junior Pio/Alece

O deputado estadual Cláudio Pinho (PDT), criou um Projeto de Lei (PL) para conceder o Título de Cidadão Cearense ao seu correligionário, Antônio Henrique (PDT), também deputado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Pedetistas, os dois compõem a ala política que apoia o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) pelo comando da legenda no Ceará.

Leia mais: Recurso apresentado por Cid suspende liminar e efeitos da reunião do PDT estão mantidos

Leia mais: Reunião da Executiva nacional do PDT pode definir rumos do partido no Ceará

O PL 1.062/23 justifica que Antônio Henrique, natural de Martins, no Rio Grande do Norte, mudou-se para Fortaleza aos 11 anos. Além disso, a matéria também destaca a atuação do parlamentar como vereador, em que foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) por duas vezes. Ainda na CMFor, em pesquisa do Anuário do Ceará, foi o vereador mais influente nos biênios 2019/2020, 2020/2021 e 2022/2023. Foi eleito deputado nas últimas eleições, com 67.148 votos, sendo o terceiro mais votado na Capital.

CONFIRA A JUSTIFICATIVA NA ÍNTEGRA

“Antônio Henrique da Silva foi eleito deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 67.148 votos, sendo o terceiro deputado mais votado da Capital. Foi vereador de Fortaleza por quatro mandatos consecutivos e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por duas vezes. Filho de Luzia Maria da Conceição e Henrique Venâncio da Silva, Antônio Henrique é natural de Martins, interior do Rio Grande do Norte. Mudou-se aos 11 anos com a família para a capital cearense e reside na periferia da cidade até hoje. Casado com Edileusa e pai de Esdras, o parlamentar é cristão evangélico e presbítero da 1″ Igreja Presbiteriana Renovada de Fortaleza.

Em 2009, foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza com 4.702 votos. Sua forte atuação pela periferia o levou a conquistar o segundo mandato, com o triplo da votação anterior, recebendo 13.328 votos. Na sua terceira vitória nas urnas, em 2016, obteve 13.401 votos, ampliando mais uma vez o total de votos. Em 2017, assumiu a Secretaria Regional II, a convite do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e foi responsável por executar políticas públicas e garantir serviços urbanos a 17 bairros da capital cearense.

Após a experiência de atuação no Executivo. Em dezembro de 2018, Antônio Henrique foi escolhido por seus pares como presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Em 2020, conquistou seu quarto mandato consecutivo de vereador, obtendo 15.480 votos. O reconhecimento de seu trabalho o levou também a ser reconduzido ao cargo de Presidente do Legislativo com apoio unânime dos 43 vereadores.

A frente do Poder Legislativo Municipal, realizou o primeiro concurso público da Câmara de Fortaleza: estruturou e inaugurou a Central da Cidadania, oferecendo diversos serviços públicos para a população; ampliou as ações de enfrentamento à exploração sexual, criando o Selo Amigo da Criança e do Adolescente e o projeto Infância Protegida, iniciativas que mobilizam a sociedade civil contra esse tipo de crime; além da criação do Movimento Vidas, que promoveu oficinas, atividades culturais e formação de multiplicadores com foco na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas entre os jovens.

Em parceria com a Prefeitura, Antônio Henrique tem atuação direta em pelo menos 25 bairros da periferia de Fortaleza. Por sua destacada atuação no Legislativo, o parlamentar foi apontado como o vereador mais influente da Câmara Municipal de Fortaleza em pesquisa realizada pelo Anuário do Ceará, nos biênios 2019/2020, 2020/2021 e 2022/2023.”