Menu

Aprovados no concurso do Metrofor serão convocados até segunda (23), garante Elmano

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta quarta-feira (18) a convocação de 141 aprovados no concurso da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Isso deve acontecer até a próxima segunda-feira (23), conforme o mandatário, que sofria pressão para fazer a convocação. “Os nomes dos aprovados devem ser publicados no Diário Oficial até segunda. Nos próximos dias irei anunciar mais concursos e mais chamamentos”, garantiu o governador.

No mesmo dia, deputados que fazem oposição a Elmano na Assembleia Legislativa promoveram uma audiência para cobrar a convocação. O momento foi demandado pelo deputado estadual Antônio Henrique, que comemorou a convocação. Ao justificar o pedido de audiência, Antônio Henrique argumentou se tratar de uma demanda antiga dos candidatos. “A prova aconteceu em agosto de 2022 e a homologação do resultado em dezembro, anunciando 148 vagas para contratação imediata e 667 para o cadastro de reserva. Todo o trâmite aconteceu e até agora nenhum aprovado foi chamado”, afirmou, na oportunidade.

MAIS CONVOCADOS

De acordo com o presidente do Metrofor, Plínio Saboya, serão inicialmente chamados 141 aprovados, mas já há expectativa de novas convocações. Isso porque a companhia planeja investimentos no modal metroviário do Ceará, como a conclusão da Linha Leste, a diminuição do intervalo de tempo entre viagens na Linha Sul e o aumento do número de trens da linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe). “A empresa precisa de pessoas como vocês, com disposição e garra”, defendeu.

O deputado Guilherme Sampaio (PT), da base governista, disse que a audiência tratou-se de um momento histórico. “Estamos fortalecendo o serviço público e reconhecendo o esforço de centenas de pessoas”, avaliou.

Representando os aprovados, Jorge Luís Santos da Silva ressaltou que a entidade possui empregados públicos cedidos pela Companhia Brasileira de Transporte Urbanos (CBTU), além de servidores temporários contratados em processo seletivo realizado em 2016. Sobre os empregados públicos, o representante comentou que esse é um quadro de funcionários que possui uma “média de idade bastante elevada, e muitos já adquiriram o direito de aposentadoria”.