O governador Elmano de Freitas (PT) participou neste fim de semana da assinatura de um protocolo de intenções entre o estado brasileiro e a província chinesa de Fujian. O acordo estabelecido visa o desenvolvimento de capital humano, principalmente entre jovens, com foco na área de energias renováveis, por meio de um programa de capacitação. A iniciativa será realizada por meio de parcerias entre o Estado do Ceará e empresas chinesas que já operam na região.
O protocolo foi formalizado pela secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, representando o Estado, e pelo presidente do Subconselho Provincial de Fujian, Xu Min. O evento também contou com a presença do vice-governador de Fujian, Lin Wenbin, e da senadora cearense Augusta Brito (PT), além de outras autoridades e convidados. Elmano enfatizou a importância da colaboração e a visão de um desenvolvimento mútuo crescente entre Ceará e Fujian.
“É uma honra e alegria receber o vice-governador de Fujian e toda a sua comitiva. Saímos ainda mais convencidos das possibilidades de ações conjuntas entre o Brasil e a China, entre o Ceará e Fujian. Queremos promover mais eventos, estabelecer mais protocolos e criar oportunidades crescentes de colaboração com Fujian”.
Lin Wenbin, o vice-governador de Fujian, ressaltou a relevância tecnológica de sua província para a China e o mundo, destacando que essa experiência pode ser benéfica para o Ceará. “Fujian é o berço tecnológico da China. Acredito que podemos colaborar para o desenvolvimento mútuo em áreas como 5G e inteligência artificial. Além disso, vejo um grande potencial na cooperação marítima, incentivando a comunicação entre o Porto do Pecém e o Porto de Fujian”.
Desenvolvimento humano foi um dos pontos enfatizados durante o encontro, já que a colaboração entre Fujian e Ceará visa capacitar e fortalecer o capital humano, preparando-o para as demandas da tecnologia e energias limpas. Para Roseane Medeiros, a aproximação do estado com a China é um facilitador para a chegada de mais investidores. “Atualmente, muitas empresas chinesas estão investindo no Ceará. Essa aproximação do estado com Fujian facilita esse processo e fortalece essas parcerias. Esperamos que o protocolo assinado hoje estreite ainda mais os laços entre Ceará e China”.
