Menu

Bispo de Itapipoca tenta retornar ao Brasil em meio ao conflito em Israel

O bispo de Itapipoca, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, e um grupo de 16 peregrinos brasileiros oriundos de Salesópolis, região da Grande São Paulo, estão em Israel e tentam retornar ao Brasil em meio aos bombardeios registrados entre as forças militares e o Hamas. Os primeiros bombardeios registrados foram escutados por Dom Rosalvo e pelo grupo de peregrinos, que aguardam orientações para retornar ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel, que já deixou mais de 3 mil mortos, entrou no sétimo dia nesta sexta-feira. Três mortes de brasileiros foram confirmadas. O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, prestou solidariedade ao bispo em suas redes sociais. “Neste momento, o Bispo Dom Rosalvo Cordeiro de Lima está bem e aguarda maiores orientações para retornar ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira”, apontou.

No último fim de semana, quando foram iniciados os primeiros ataques terroristas, o grupo estava em Belém e chegou a ouvir os bombardeios. Os peregrinos estão acompanhados de Dom Rosalvo, que por muitos anos foi pároco da paróquia São José de Salesópolis (SP). Na última terça-feira (10), a FM Dom Bosco, emissora local no Ceará, conversou com Dom Rosalvo, por telefone. O religioso informou que estava bem e aguardava a repatriação ao Brasil, por meio dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta sexta-feira (31), uma das aeronaves brasileiras decolou de Tel Aviv, em Israel, no quarto voo de repatriação de brasileiros que pediram ajuda para deixar o Oriente Médio. De acordo com a FAB, 207 passageiros embarcaram na aeronave, modelo KC-30. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para este sábado (14). Não confirmação de que o bispo de Itapipoca esteja na aeronave. A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, realizada pelo Governo Federal.

Até o momento, todos os brasileiros repatriados estavam em Israel. Conforme o Itamaraty, os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. O Governo também negocia com o Egito a formação de um corredor humanitário para retirar, da Faixa de Gaza, 22 brasileiros. Parte deles estava em um abrigo montado em uma escola católica da região.