Menu

Para manter a liderança, Brasil joga nesta quinta (12) pelas Eliminatórias da Copa contra a Venezuela

Zagueiro Marquinhos comemorando gol marcado contra o Peru, no último jogo do Brasil. Foto: Ernesto Benavides/AFP

A seleção brasileira joga contra a Venezuela nesta quinta-feira (12) pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com duas partidas disputadas, a Amarelinha está 100% no torneio, com vitórias sobre a Bolívia, por 5 a 1, na primeira rodada; e contra o Peru, por 1 a 0. A partida, disputada na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), às 21h30, será transmitida pela TV Globo e SportTV.

Sendo a única seleção a disputar todas as copas da história, o Brasil busca se classificar para a sua 23ª edição do torneio. A Copa do Mundo 2026 será a primeira com 48 equipes, 16 a mais que as 32 já habituais desde 1998. Com isso, seis seleções sul-americanas se classificam direto para o campeonato, enquanto uma vai disputar repescagem mundial.

O JOGO

Para o jogo deste feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida o técnico interino Fernando Diniz deve realizar duas alterações em relação ao jogo anterior do Brasil, contra o Peru. Na ocasião, a Seleção foi com o lateral esquerdo Renan Lodi como titular. O atleta, no entanto, foi cortado da lista de jogadores chamados pelo treinador por lesão. Seu reserva, Caio Henrique, também teve que ser cortado, após se lesionar. Assim, a expectativa é de que Guilherme Arana ocupe a vaga.

A outra mudança de Diniz deve ser a entrada de Vinícius Júnior entre os 11 iniciais. Isto ocorre pois Raphinha, que vinha sendo um dos atacantes titulares, se machucou, não podendo fazer parte do grupo. Nos últimos jogos, Vini também estava lesionado. Assim, desta forma deve ir ao jogo a Seleção: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Guilherme Arana; Casemiro, Bruno Guimarães, Neymar; Rodrygo, Richarlison e Vinícius Júnior.

O Brasil é o líder da classificação geral do torneio, com seis pontos. Na sequência, aparece a Argentina, com a mesma pontuação, mas com um tento a menos no saldo de gols. Em terceiro lugar está a Colômbia, com quatro pontos.