Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Originado da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 10/2020 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e saiu no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta (11). Padre Cícero nasceu na cidade do Crato, no Cariri cearense, em 1844. Ordenado padre em 1870, desenvolveu trabalho pastoral por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares.
Cid Gomes (PDT), relator da matéria no Senado, falou sobre a importância do líder religioso para o Nordeste brasileiro. “A influência de Padre Cícero e seu reconhecimento como homem bom e caridoso foram sedimentados na cultura nordestina”.
“A análise de sua vasta obra já resultou em centenas de publicações, incluindo estudos e biografias, as quais revelam uma vida dedicada ao povo brasileiro”.
Leia mais: Deputado propõe plebiscito para mudar nome de Juazeiro para “Juazeiro de Padre Cícero”
HERÓIS DA PÁTRIA
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria registra o nome e homenageia brasileiros ou grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida em defesa e construção do país com dedicação e heroísmo. Constituído de páginas em aço, o livro está guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília-DF.
