Menu

Evento no Ceará receberá palestra aberta ao público com sobrevivente do Holocausto

Foto: Reprodução/Museu do Holocausto

O Ministério Público do Ceará (MPCE) realizará, na próxima terça-feira (17), às 8h30, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza, evento sobre “Relatos de um Sobrevivente do Holocausto: Memórias e Direitos Humanos”. O momento acontece em colaboração com a Sociedade Israelita do Ceará. Na oportunidade, George Legmann, judeu que nasceu em um campo de concentração na Alemanha durante o Holocausto, compartilhará suas experiências e vivências com os participantes.

A palestra é de livre acesso ao público e faz parte da programação da Exposição Fotográfica “Do Holocausto à Libertação”, que estará em cartaz no Espaço Cultural do MPCE até o final de outubro. A exposição tem o objetivo de retratar os horrores do Holocausto, um período marcante na história da humanidade que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

O evento, que promete ser uma oportunidade única para ouvir os relatos de George Legmann, também contará com a presença de outros palestrantes de destaque. Entre eles, o coordenador do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, o presidente da Sociedade Israelita do Ceará, André Fleishman, e o diretor-executivo da Confederação Israelita do Brasil, Sérgio Napchan. É uma oportunidade de aprendizado e reflexão sobre um dos momentos mais sombrios da história da humanidade.

SOBREVIVENTE

George Legmann, agora com 77 anos, é um dos sete bebês que nasceram no campo de extermínio de Dachau, no sul da Alemanha. Ele é um dos sobreviventes do Holocausto mais jovens que residem no Brasil. Antes de chegar a Dachau, sua família romena foi levada para Auschwitz, um dos campos de concentração mais conhecidos, onde muitas pessoas debilitadas morreram. A mãe de George, Elisabeta Török Legmann, conseguiu sobreviver em virtude de sua juventude e por conseguir esconder sua gravidez.