Após o pedido de renúncia ser aceito pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira (11), o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Tosi Marques, se despediu dos fiéis após trabalhar 24 anos à frente da Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza. Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, atual bispo de Petrópolis (RJ), foi nomeado e será empossado arcebispo de Fortaleza no dia 15 de dezembro, às 19h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O novo dirigente, será o sétimo arcebispo metropolitano de Fortaleza.
Até a posse do novo arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Tosi Marques será o administrador apostólico local, executando algumas funções já feitas. Dom José revelou, ainda, que continuará morando na residência episcopal de Fortaleza por decisão do novo arcebispo metropolitano de Fortaleza. A decisão não é inédita, mas não é comum. “A palavra dele para mim foi, você não sai de onde está! Nós somos irmãos, não somos políticos que se substituem”, explicou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11).
View this post on Instagram
Para dom José, o sentimento é de felicidade e liberdade. “Agora me sinto livre, não preciso carregar nas costas todas as decisões que rodeiam o governo de um arcebispo. Um arcebispo metropolitano acompanha desde as orações ao dinheiro gasto”, afirma.
Questionado sobre os projetos futuros, Dom José Antonio Tosi Marques disse que ainda não tem pretensão de atividades e seguirá o que Deus mandar. “Eu só quero seguir meu lema de vida que é seguir a vontade de Deus”, diz.
