Lançado pela Prefeitura de Fortaleza nesta segunda (9), o “Pedala Mais” busca ampliar o número de ciclistas na cidade. Para isso, seis principais pontos foram elencados pelo prefeito José Sarto (PDT), como a ampliação da malha cicloviária e instalações de mais estações do Bicicletar.
Segundo o gestor da Capital, “o maior programa de ampliação, manutenção, proteção e incentivo ao uso de bicicletas” já vem sendo implantado em Fortaleza. Como afirmou, 15 km de ciclovias e ciclofaixas devem ser criadas ainda neste ano, em nove bairros. São eles: Montese, Jacarecanga, Vila Velha, Jardim Guanabara, Meireles, Parangaba, José Walter, Quintino Cunha e Henrique Jorge.
Confira os pontos de destaque elencados por Sarto
- Ampliação da malha cicloviária: Mais 71 km de ciclovias e ciclofaixas até o fim de 2024;
- Manutenção de ciclovia e ciclofaixas já existentes;
- Conexão de 100% das ciclovias e ciclofaixas;
- Instalação de mais 100 estações do Bicicletar, incluindo bicicletas elétricas;
- Plantio de 300 árvores de grande porte;
- Instalação de mais xiringadores.
No ano de 2022, Fortaleza passou a contar com o Plano Municipal de Segurança no Trânsito, que se tornou o principal instrumento norteador da política de segurança viária. Com o plano, a cidade se tornou a primeira capital do Brasil a criar uma lei municipal para o tema. Em oito anos consecutivos, o número de acidentes fatais foi reduzido, acumulando um decréscimo de 58% durante o período.
