O município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), recebe de 11 a 15 de outubro, o Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar. Com o objetivo de chegar a mais pessoas do território, este ano, a programação vai do Pecém à comunidade de Taíba, bem como e à sede do Município. Durante cinco dias de bastante celebração dos saberes e fazeres dos povos do mar e de promoção da sétima arte, haverá uma mostra competitiva de filmes de curta-metragem nacionais, além de uma mostra infantil de filmes de animação, oficinas artísticas e socioambientais, apresentações de dança, teatro e shows musicais.
Na primeira edição, em 2022, o Festival Samburá capacitou diversos jovens do distrito do Pecém por meio da realização de oficinas. Neste ano, com o tema “A Busca pela Felicidade como Direito Ambiental”, as atividades artísticas e de ofício criativos irão beneficiar também jovens da Taíba e da sede do município de São Gonçalo do Amarante. Todas as exibições de filmes, oficinas, debates e demais atrações terão entrada franca e aberta a qualquer pessoa que tenha interesse na programação.
EXIBIÇÃO
Assim como no ano passado, as produções audiovisuais escolhidas para esta edição terão exibição ao ar livre, na Praia do Pecém. Os 30 filmes selecionados concorrem ao Troféu Lygia Guedes, premiação do festival, em 10 categorias diferentes, incluindo Melhor Filme, que também um prêmio no valor R$ 5 mil. Ainda como parte da programação, serão homenageados os mestres Assis e Miranda, figuras importantes do Coco do Pecém, e Eudoro Santana, pela contribuição à Cultura e aos Direitos Humanos no Ceará.
O festival é uma realização do Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (Cenapop) e Criar Comunicação e Cultura, com apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, WestRock Pacajus e Athos Construção LTDA. Toda a programação pode ser conferida nas redes oficiais do Festival Samburá e do Cenapop.
