Menu

Operação afasta secretário de Obras e Urbanismo no Ceará por suspeita de superfaturamento

Foto: Divulgação/MPCE

Wanderson Costa Guedes, secretário de Obras e Urbanismo de Campos Sales, no Cariri, foi afastado por 180 dias de suas funções, após deflagração da Operação “Landfill” – do inglês “aterro” -, que investiga superfaturamento de contratos no Município. A Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público do Estado do Ceará, apura os possíveis atos ilícitos na realização de contratos de prestação de serviços de limpeza pública e locação de veículos por parte da gestão.

A pedido da Procap, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) expediu 17 mandados de busca e apreensão. Dentre estes, destacam-se buscas feitas nas residências do prefeito João Luiz (PT) e na de um deputado estadual – o nome não é citado. Além das duas buscas, foram cumpridos mandados contra empresários, gestores e ex-gestores públicos de Campos Sales em outras quatro cidades: Fortaleza, Pacajus, Mulungu e Itaitinga.

Na ocasião, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados aos contratos investigados. O Poder Judiciário determinou ainda o encerramento imediato dos contratos da Prefeitura com as empresas investigadas. Iniciada neste ano a partir de denúncia de gastos excessivos com locação de veículos e limpeza pública, os proprietários das empresas que executam os serviços foram os principais alvos da ação. O OPINIÃO CE entrou em contato com a Prefeitura de Campos Sales e aguarda retorno.