Para facilitar e promover o acesso ao serviço de saúde, a Prefeitura do Aracati, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza atendimento domiciliar para dezenas de residentes de Aracati acamados. Diariamente, em média, são atendidas oito pessoas, que recebem serviços como curativos, estomaterapia, troca de bolsa de colostomia e coleta de sangue, para acamados ou pacientes com dificuldade de locomoção.
A profissional de saúde responsável desloca-se numa motocicleta, oferecida pela própria Secretaria de Saúde, para atender as demandas na sede e nos distritos. O deslocamento na moto facilita o acesso da enfermeira e proporciona maior alcance para chegar nos locais necessários. Além disso, o trabalho tem a premissa de ser feito de forma humanizada. As famílias acompanham a melhora dos pacientes de perto.
MAIS MÉDICOS
No fim de setembro, também foi anunciada a atuação de 12 novos médicos para desempenhar suas funções nas Unidades Básicas de Saúde do Município. Os profissionais serão integrados a outros 15 médicos e às 26 equipes que compõem o Programa Saúde da Família. Eles fazem parte do Programa Mais Médicos (PMM) e atuarão durante quatro anos. O PMN é uma iniciativa do Governo Federal para suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil. O programa tem apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Aracati.
