Menu

Após classificação histórica do Fortaleza, capitão Tinga faz apelo para a paz entre as Organizadas

Após a classificação histórica que levou o Fortaleza à sua primeira decisão internacional da história, na Sul-Americana, o capitão Tinga, autor do segundo gol do jogo, fez um apelo para que as Torcidas Organizadas (TOs) do Fortaleza se unam. “Queria que a nossa torcida fizesse o maior esforço para se unir ao máximo. O Fortaleza é muito forte quando está todo mundo junto”. Em vídeo divulgado no perfil oficial do clube, o lateral direito continuou o pedido. “Quero conversar com todo mundo para dar o maior esforço, dar o maior exemplo de volta por cima e restaurar a paz no Fortaleza”, comentou. 

Capitão do clube, ele está na sua segunda passagem pelo Leão do Pici. Em 2015, chegou emprestado ao Fortaleza, para a disputa da Série C. Depois de passagens por Bahia e Juventude, retornou ao escrete vermelho-azul-e-branco em 2018, para a disputa da Série B. Com mais de 250 jogos pelo Tricolor, Tinga é considerado ídolo por boa parte da torcida.

ENTENDA A SITUAÇÃO

Durante o jogo de ida das semifinais da competição contra o Corinthians/SP, a Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e a Jovem Garra Tricolor (JGT) iniciaram um confronto na Neo Química Arena, em São Paulo. Após o ocorrido, as duas TOs voltaram a se enfrentar, três dias após a partida, desta vez em frente ao Centro de Excelência Alcides Santos, a sede do Tricolor do Pici.

Assim sendo, a diretoria do clube tomou uma medida drástica para mitigar os atos de violência. No último sábado (30), foi anunciado o rompimento com as Organizadas.

“Declaração de rompimento institucional. Sobre os recentes casos de violência envolvendo integrantes das Torcidas Organizadas, o Fortaleza Esporte Clube comunica o rompimento de toda e qualquer relação do Clube com as entidades TUF e JGT“, manifesta-se o clube na abertura da nota oficial publicada nas redes sociais.

ACORDO DE PAZ

Nesta terça (3), antes do confronto contra o clube paulista, a TUF e a JGT se reuniram na sede da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) para selar acordo de paz. Na ocasião, estiveram presentes João Paulo e Silva Melo – também conhecido como Bombado -, presidente da TUF, e “Chocolate”, presidente da JGT.

“Estamos aqui para selar esse acordo de paz em prol do Fortaleza Esporte Clube em âmbito nacional e em prol do crescimento de ambas torcidas”, afirmou o presidente da TUF, na ocasião.