Menu

Tauá implanta programa inovador no Ceará para a melhoria na qualidade de vida dos idosos

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tauá

O município de Tauá, na Região dos Inhamuns, deu um passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos idosos com o lançamento do programa “Maior Cuidado”. O programa, pioneiro no Ceará, visa oferecer uma rede de assistência à saúde e apoio social dedicada aos idosos que se encontram em situação de fragilidade clínica e vulnerabilidade social. A iniciativa foi apresentada pela prefeita Patrícia Aguiar (PSD), que destacou a importância de cuidar da população idosa.

“A população está envelhecendo, e vemos isso no dia a dia. É uma realidade do Brasil e do mundo. O idoso precisa ser visto e respeitado. Desenvolvemos em Tauá uma série de ações de forma intersetorial para atender a população idosa, e estamos lançando hoje um programa pioneiro no Ceará, o ‘Maior Cuidado’”, afirmou a prefeita.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Tauá

A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), médica geriatra e defensora das políticas públicas voltadas para a terceira idade, disse estar “honrada em ser a deputada da pessoa idosa na Assembleia Legislativa”. “Nestes primeiros meses de mandato, apresentamos na Assembleia 10 projetos voltados para a população idosa. Que a gente possa levar esse programa para o Ceará inteiro”, ressaltou.

Vyna Leite, coordenadora especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, destacou a ação de Tauá como inovadora e ressaltou a importância da intergeracionalidade, promovendo a relação entre as diferentes gerações. “Temos uma coordenadoria especial que cuida da pessoa idosa e temos a estratégia de conversar com os municípios para estimular o reforço às políticas públicas para o idoso e destaco a ação de Tauá como inovadora para a população idosa”.

PROGRAMA

O programa “Maior Cuidado” representa um marco essencial na busca por qualificar e humanizar o atendimento domiciliar aos idosos. Dentre seus objetivos, destaca-se o apoio institucional às famílias que cuidam de idosos frágeis, a prevenção da institucionalização dos idosos, e a redução das internações e minimização do risco de quedas e fraturas, problemas que frequentemente afetam a população idosa, comprometendo sua qualidade de vida.