Menu

Ceará recebe evento para debater dessalinizadora de Fortaleza e cabos submarinos

Após o governador Elmano de Freitas (PT) confirmar a instalação da usina de dessalinização da água do mar na Praia do Futuro, em Fortaleza, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará vai promover nesta quarta-feira (4) o Seminário “Conexão: Águas e Cabos submarinos – Sustentando o crescimento econômico e social do Ceará”. A ação, que ocorre a partir das 14h, busca debater o projeto e sobre possíveis impactos dos cabos submarinos depois que o tema ganhou repercussão nacional.

Os críticos ao projeto dizem que a instalação da usina pode interromper o acesso à internet em todo o país. A confirmação da instalação da Usina próximo ao hub de cabos submarinos de fibra óptica, gerou uma certa preocupação devido aos cabos que fornecem e são responsáveis por 99% do tráfego de dados internacionais e pela conectividade global do nosso país. O setor de telecomunicações se posicionou contra a construção da usina no local devido ao suposto risco aos cabos e tenta barrar o projeto.

MUDANÇAS

Caso a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresente um estudo técnico que comprove risco ao hub de cabos submarinos de fibra óptica, Elmano de Freitas (PT) afirmou que pode reconsiderar e mudar o local onde será instalada a usina de dessalinização da água do mar, em Fortaleza. Ao OPINIÃO CE, a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) explicou que a localização escolhida para a instalação da usina permite um menor valor de investimento e custeio, devido à proximidade com os reservatórios já existentes da Cagece. O projeto, ainda, foi defendido pelo governador e seguiu critérios científicos para definir o local.

SERVIÇO

Seminário “Conexão: Águas e Cabos submarinos”

  • Data: 04/10/2023 – quarta-feira
  • Horário: 14h às 19h
  • Local: FIEC – Auditório Luiz Esteves – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza (CE)