Menu

Estudantes acusam professor de ataque com faca na Unicamp

Um incidente chocante marcou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nesta terça-feira (3), quando um professor da instituição foi acusado de agressão com faca a estudantes que estavam mobilizando colegas para uma greve aprovada em assembleia estudantil no dia anterior, nesta segunda-feira (2). Conforme o relato do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp, os alunos estavam percorrendo as salas de aula para convocar seus colegas a aderirem à greve quando um professor reagiu violentamente, usando uma faca e spray de pimenta.

“Enquanto um aluno informava a turma sobre a paralisação marcada para hoje, o professor partiu para cima dele com uma faca, e o aluno teve que se defender sozinho contra o ataque. Depois, o professor ainda partiu para cima de outro aluno com spray de pimenta”, aponta comunicado do DCE divulgado nas redes sociais. Vídeos gravados por estudantes e compartilhados nas redes sociais mostram o professor conduzido por policiais, com o rosto coberto por uma camiseta.

Em resposta ao ocorrido, o DCE exigiu a “exoneração imediata do agressor e sua prisão, visto que cometeu um crime que conta com testemunhas, fotos e vídeos”. A reitoria da Unicamp também emitiu um comunicado em que repudiou “os atos de violência praticados no campus”. A instituição anunciou que a conduta do docente será averiguada por meio de procedimentos administrativos adequados e que serão tomadas as medidas cabíveis. A direção da universidade também alertou para o acirramento dos conflitos na instituição e destacou a importância da serenidade e do respeito às diferenças para solucionar os problemas e manter um ambiente saudável no campus.