A Escola Porto Iracema das Artes recebe, nesta terça-feira, 3, a última conferência dançante do ano, intitulada ‘Pés que contam histórias’, às 19h, no pátio do Porto. O evento conta com a presença de Klévia Cardoso (Klévia do Iguape), presidente do grupo Coco de Praia do Iguape juntamente com Mestre Chico Casueira, militante cultural. Em diálogo com suas vivências e saberes, por meio do projeto, os conferencistas compartilham sua arte na dança em diferentes espaços e equipamentos culturais de Fortaleza.
O encontro será realizado de forma gratuita, mediante inscrição em formulário on-line, que também pode ser efetuada na entrada do evento. Aos participantes, é recomendada a utilização de roupas e calçados flexíveis para auxiliar na realização de movimentos durante o encontro. É indicado, também, que os mesmos levem uma garrafinha com água para beber. A atividade contará com interpretação em libras.
Mediada pelo Coletivo Areia, a atividade integra o projeto de Pesquisa Artística e Extensão ‘Conferências Dançantes – movidas pela interculturalidade crítica’, vinculado aos Cursos de Graduação em Dança e à Pós-Graduação em Artes da UFC, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Teatro Paschoal Carlos Magno, da universidade. O projeto começou a ser realizado no ano de 2022 e segue acontecendo em 2023, apoiado e financiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) através do XII Edital Incentivo às Artes (categoria Dança).
“CONFERÊNCIA DANÇANTE”
A “conferência dançante” é compreendida como a apresentação realizada por uma pessoa ou coletivo, em que o público é convidado a intervir livremente, tornando o evento um processo de composição coletiva. O público é convidado a improvisar a partir de como é afetado pela proposição de cada conferencista, assim como a proposição do conferencista é modificada pelas intervenções do público.
“A noção de conferência dançante nos interessa por vários motivos, um porque aproxima público e conferencista numa produção coletiva de discurso, o que nos remete a modos de fazer de poéticas afro-brasileiras e indígenas, reconfigurando o lugar de conferencistas e espectadores”, ressalta a organização.
ESCOLA PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 10 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
“Pés que contam histórias”, última conferência dançante de 2023, com Klévia Cardoso e Mestre Chico Caçoeira
- Data: 3 de outubro (terça-feira)
- Horário: 19h às 21h
- Local: Pátio da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
- Gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia através do formulário on-line.
