Menu

Ceará lança Campanha de Multivacinação com presenças de Camilo e Nísia Trindade

Estado quer vacinar 2 milhões de crianças e adolescentes. Foto: Governo do Ceará/Divulgação

Foi oficialmente lançada nesta segunda-feira, 2, em Fortaleza, a Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará. O momento, que aconteceu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Anísio Teixeira, na Paupina, contou com as presenças dos ministros Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde), do governador Elmano de Freitas (PT), do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), do presidente do Legislativo estadual, Evandro Leitão, da senadora Augusta Brito (PT) e de outras autoridades. A expectativa é que o Estado vacine 2 milhões de crianças e adolescentes.

Também participaram do momento a ex-governadora e atual secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela; o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB); os deputados Juliana Lucena (PT) e Agenor Neto (MDB); a secretária municipal da Saúde de Fortaleza, Dalila Saldanha; e Inácio Arruda, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No lançamento da campanha, Elmano reforçou a necessidade de união para alcançar a meta de vacinar 2 milhões de crianças e adolescentes.  “A população não está preocupada com linha ideológica. Precisamos estar todos juntos para vacinar as 2 milhões de crianças e adolescentes”, destacou o governador. “Temos que estar de mãos dadas, Governo do Estadual, Governo Federal, Educação e Saúde”, disse.

“Como médico, nós não podemos deixar de lado a vacinação. De mãos dadas com a tecnologia, a educação e a saúde, podemos avançar na atualização do esquema vacinal de todas as crianças. A vida acontece dentro das cidades. A vida acontece dentro de Fortaleza”, reforçou o prefeito José Sarto.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que o Governo Federal não faz a campanha de vacinação sozinho e destacou a colaboração do “Zé Gotinha e da Xuxa”, que estão participando ativamente do reforço publicitário para a campanha. “Nesse mês da criança, vacinar é um ato de amor. No Ceará, nós tivemos 100% de adesão dos municípios ao programa ‘Saúde na Escola’. Nós estamos aliando a educação e a saúde. Não existe educação de qualidade sem saúde e prevenção”.

“Nós passamos por um momento de muita dificuldade no Governo passado [de Jair Bolsonaro]. Esse Governo fez com que os números de vacinação diminuíssem. E o governo Lula tem a política de cuidar das pessoas e retomar a ciência, a educação e tecnologia”, reforçou o ministro da Educação, Camilo Santana. “O que nós estamos fazendo aqui é alertar o Brasil inteiro. A escola tem que discutir a saúde das crianças e, por isso, nós lançamos o maior projeto de escola em tempo integral. Nós vamos investir R$ 4 bilhões, por ano, para que todas as escolas públicas funcionem em tempo integral.”

CAMPANHA NO CEARÁ

A Campanha de Multivacinação começou no Ceará já no sábado, 30. Crianças e adolescentes menores de 15 anos podem atualizar seu esquema vacinal para a redução dos riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas. Durante a campanha, que segue até o dia 14 de outubro, todas as vacinas serão ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade escolar onde ocorreu o lançamento oficial, assim como no posto de saúde vizinho, serão ofertadas todas as vacinas indicadas para a faixa etária. Além dos serviços nos postos de saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação no Ceará incentiva a execução de estratégias diferenciadas para ampliar a adesão à imunização, através da realização de busca ativa de não vacinados e da disponibilização de vacinas nas escolas ou em locais com alta concentração de pessoas.

O propósito é fazer com que o Ceará continue com mais de 90% do público-alvo imunizado para BCG e rotavírus, que chegue à cobertura vacinal mínima de 95% para os demais imunizantes. Só no Estado, mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas.

Com informações de Yuri Lima.*