Menu

Microparques Urbanos de Fortaleza estão entre os 10 melhores projetos sustentáveis do planeta

O projeto Microparques Urbanos, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, foi eleito um dos 10 melhores projetos sustentáveis do mundo e concorre ao 1º lugar do Seoul Design Award for Sustainable Daily Life – 2023. A seleção, promovida pelo Seoul Design Foundation e pelo Governo Metropolitano de Seul (Coreia do Sul), avaliou iniciativas de designers e organizações de diversos países cujos projetos tenham contribuído para um meio mais sustentável e harmônico.

Atualmente, Fortaleza conta com três microparques urbanos, localizados no Parque Manibura, Barra do Ceará e Conjunto Ceará I. Até agosto de 2024, a cidade deve receber outros 29 equipamentos, distribuídos por diversos bairros e adaptados às características e necessidades específicas das comunidades beneficiadas. A iniciativa envolve recursos de cerca de R$ 12 milhões.

O resultado da premiação será divulgado no dia 25 de outubro, em Seul. Até lá, as pessoas podem votar no melhor projeto. A votação segue até o dia 15 de outubro por meio deste link.

O Microparques Urbanos foi o único projeto da América do Sul selecionado para compor o prêmio. A ideia nasceu de uma política de interação social e valorização dos espaços verdes de Fortaleza, segundo explica a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo. “Esses locais são como pequenos oásis urbanos e estão transformando áreas degradadas da cidade com a beleza do verde das plantas, brinquedos naturalizados e um projeto paisagístico que contribui para a melhora do nosso microclima e cria uma total sintonia entre o meio ambiente e o meio construído”, detalha.

Em 2022, o projeto venceu o prêmio internacional AIPH World Green City Awards. Intitulado Transforming degraded land into Urban Micro Parks (Transformando Áreas Degradadas em Microparques Urbanos, em tradução livre), o projeto ficou em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em meio a iniciativas de todo o mundo.

AMPLIAÇÃO

Em reportagem publicada em março deste ano, o OPINIÃO CE mostrou que Fortaleza construirá 30 Microparques Urbanos até 2024 em projeto orçado em R$ 11 milhões. A construção das unidades vai ocorrer em três etapas, com a entrega de 10 em cada uma delas. A ideia é que as 12 Regionais do Município contem com ao menos um microparque. “Essas parcerias e cooperações internacionais são muito importantes para o desenvolvimento de políticas inovadoras. E essa parceria com a União Europeia, que tem a temática de gestão ambiental, de resíduos sólidos e de economia circular, coloca Fortaleza em contato com outras cidades do mundo que têm boas práticas e nos permite trocar informações técnicas e aprendizados”, afirma Victor Macêdo, vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).