Menu

Ceará inicia campanha de multivacinação para atualizar caderneta de 2 milhões de crianças

Fortaleza terá mais de 22 postos de saúde abertos para vacinação. FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil
Fortaleza terá mais de 22 postos de saúde abertos para vacinação. FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Ceará inicia neste sábado, 30, de 8h às 16h30, a campanha de multivacinação nos postos de saúde. Crianças e adolescentes menores de 15 anos poderão atualizar seu esquema vacinal para a redução dos riscos de reintrodução de doenças que já foram eliminadas ou controladas. Durante a campanha, que segue até o dia 14 de outubro, todas as vacinas serão ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará, a Secretaria da Saúde mobiliza os municípios para aderirem à ação, que visa atualizar a caderneta de vacinação de 2 milhões de crianças e adolescentes.

Só no Estado, mais de 2.500 salas de vacinação estarão ativas. O governador Elmano de Freitas (PT) apelou aos pais que vacinem os seus filhos e pontuou que todos os postos de saúde do Ceará terão vacinas disponíveis para oferecer às crianças cearenses. “Em Fortaleza, além dos postos de saúde, o vapt vupt do Antônio Bezerra estará participando da campanha. Leve o seu filho para se vacinar, assim podemos garantir a saúde de todos. Contamos com a ajuda de toda população cearense”, destaca o governador.

Na próxima segunda-feira, 2, o ministro da educação, Camilo Santana (PT), e a ministra da saúde, Nísia Trindade, irão participar do lançamento da campanha em Fortaleza. Já no próximo sábado, 7, a secretaria de saúde promove o ‘Dia D’ para intensificar a campanha de multivacinação.

METAS DE VACINAÇÃO

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o Ceará apresenta resultados superiores a 80% de cobertura vacina. No entanto, ainda é necessário alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para manter o Estado de eliminação e controle das doenças, com 90% do público-alvo vacinado para BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes. A secretária de saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, reforça o pedido para que os pais e mães vacinem os filhos. “Nós vamos ter mais de 20 tipos de vacinas nos postos. Serão ofertadas todas as vacinas do esquema vacinal”, ressalta.

FORTALEZA

Fortaleza terá 22 postos de saúde abertos para vacinação neste sábado. Durante a mobilização, serão disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo SUS. De acordo com Vanessa Soldatelli, coordenadora de imunização de Fortaleza, ao se vacinar, a pessoa não apenas se protege, como contribui para a redução da circulação de doenças no País. “Ao participar desta campanha, contribuímos para criar uma sociedade mais saudável e livre de doenças evitáveis, por isso é tão importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças e adolescentes a um posto de saúde mais próximo para verificar a caderneta de vacinação e atualizar, se necessário”, enfatiza.

Fortaleza possui cerca de 63 mil crianças com idade entre zero e 2 anos. Até o mês de agosto, 8.245 delas estavam com uma ou mais vacinas em atraso na caderneta vacinal. Dentre as vacinas com menor cobertura estão a da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) com 89,5% e a da poliomielite, com 80,9%.

No período da campanha, também será ofertada imunização em 118 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h30. Aos finais de semana e feriados, a vacinação segue em duas unidades para acolher o público, de 8h às 16h30. Para ter acesso à vacinação, basta comparecer às unidades, portando documento de identificação. Os profissionais de saúde estão preparados para verificar e orientar sobre as vacinas necessárias e aplicá-las de forma segura.

As vacinas disponíveis para crianças são: BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV). Para os adolescentes, os imunizantes são: Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal. A vacinação contra a covid-19 também está disponível para este público.

  • Regional de Saúde I

UAPS Airton Monte

UAPS Guiomar Arruda

UAPS Maria Aparecida

Lima Almeida

  • Regional de Saúde II

UAPS Aída Santos e Silva

UAPS Irmã Hercília

UAPS Frei Tito

UAPS Rigoberto Romero

  • Regional de Saúde III

UAPS Clodoaldo Pinto

UAPS João XXIII

UAPS Meton de Alencar

  • Regional de Saúde IV

UAPS Gothardo Peixoto

UAPS Gutemberg Braun

UAPS Luis Costa

UAPS Valdevino de Carvalho

  • Regional de Saúde V

UAPS Argeu Herbster

UAPS José Walter

UAPS Régis Jucá

UAPS Ronaldo de Albuquerque

  • Regional de Saúde VI

UAPS Lúcia Belém

UAPS Mattos Dourado

UAPS Melo Jaborandi

UAPS Vicentina Campos