O vereador de Fortaleza Dr. Vicente (PT), disse nesta quinta-feira, 28, durante a sessão plenária na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), que continuará lutando pelo Passe Livre universal na capital cearense. Além disso, o parlamentar frisou duas emendas que fez à Lei do Passe Livre Estudantil, em tramitação no Legislativo Municipal.
“Por mim e pela nossa população, o transporte seria passe livre total, como em algumas cidades do país. Vamos continuar na luta para que o transporte seja gratuito para todas as pessoas”, disse.
O vereador Emanuel Acrízio (PP), da base do prefeito José Sarto (PDT), disse que a oposição “nunca dá crédito ao gestor“. Acrízio comentou sobre as críticas. “Os vereadores que estão [no mandato] há oito anos, outros prefeitos, nenhum teve a coragem de fazer [a Lei do Passe Livre Estudantil]. Sarto vem, vai aprovar, e de imediato vem a crítica em cima do prefeito”, afirmou.
EMENDAS
Dr. Vicente, como ressaltou durante a sessão, apresentou duas emendas à Lei do Passe Livre Estudantil. A primeira, segundo ele, diz que os alunos devem ter garantia ao passe livre também durante o período de férias. “Os alunos têm o período deles de estudo, mas também, nas férias deles, eles fazem cursos, eles também vão se deslocar”.
A outra emenda diz respeito à ampliação do número de passes livres disponíveis por dia útil aos estudantes. Atualmente, a Lei diz que cada estudante tem direito à duas passagens gratuitas por dia. O parlamentar defende que essa quantia suba para quatro passagens diárias.
LEI DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL
Sarto enviou a proposta à CMFor na última segunda, 25. “Vamos garantir a gratuidade nas passagens de ida e volta nos dias úteis para todos que possuem a carteirinha de estudante”, escreveu o gestor em suas redes sociais. Conforme a matéria, após o uso do Passe Livre, continuará valendo a tarifa estudantil, que é de R$ 1,50.
