Menu

Ministro diz que não há necessidade do Horário de Verão em 2023

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), não há sinais de que será necessário adotar o Horário de Verão em 2023. Conforme o titular da pasta, os reservatórios das usinas elétricas estão na melhor condição de armazenamento de água nos últimos anos. O horário de verão foi extinto em 2019, durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

De acordo com o peessedista, o Horário de Verão só acontece se houver sinal e evidência de necessidade de segurança de suprimento no setor elétrico brasileiro. “Por enquanto, não há sinal nenhum nesse sentido. Estamos com os reservatórios no melhor momento dos últimos 10 anos”, explicou o ministro.

Como ele afirmou, no entanto, o governo avalia a necessidade de acionamento de usinas térmicas em algumas regiões específicas. “O grande desafio é o equilíbrio constante entre a contratação de energia mais barata, para dar modicidade tarifária para o consumidor, e a garantia do suprimento”, disse, reafirmando que o país tem tranquilidade na geração de energia.

As informações são da Agência Brasil.