Conhecido pelas suas belas praias, o Ceará é ponto turístico certo não só para os brasileiros, como também para os gringos. No entanto, nem só de mar e areia vive o Estado. A Serra de Baturité, na Região do Maciço, é opção para quem deseja curtir um clima mais ameno e fortalecer o contato com a natureza. Municípios como Guaramiranga e Baturité já são vistos como centros do turismo cearense. “O Polo de Ecoturismo da Serra de Baturité é uma região com potencial para atividade turística integrada à natureza”, destacou Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará.
“Para desenvolver o setor nestes destinos, a Setur [Secretaria do Turismo] já executou importantes ações por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo [Prodetur], financiado pelo BID”, disse.
Nesta semana, a Região do Maciço de Baturité recebe a Assembleia Itinerante, que leva um conjunto de atividades com foco em economia, política, como também na prestação de serviços à população. Marcando o momento, o OPINIÃO CE reúne, nesta edição especial, elementos que destacam o Maciço de Baturité, composto por 13 municípios, como uma das mais importantes regiões cearenses. Na primeira reportagem da série, mostramos as marcas da história, pioneirismo e desenvolvimento da Serra. Na segunda reportagem, o OPINIÃO CE destaca a importância da economia cafeeira para os municípios, que também são marcados por suas diferentes formas de expressão cultural e pelas riquezas e belezas da Mata Atlântica.
Como frisou Yrwana, muitas pessoas nem possuem ideia do destino turístico que a Serra de Baturité proporciona. “No nosso destino é possível sentir um friozinho gostoso, vestir casaco e tomar um chocolate quente”. Conforme a titular da pasta, a Setur realiza um trabalho para que todos os produtos da Região sejam estudados, buscando promover a atrair ainda mais os turistas. O turismo, aliás, impacta de forma positiva a economia das cidades. Segundo a secretária, de cada 10 empregos, um é responsabilidade do turismo. “Ações como as já realizadas são importantes para garantir que o turista tenha a melhor experiência e o destino se desenvolva”, completou.
DEMANDAS DO MACIÇO
A chegada da Assembleia Itinerante também marca uma oportunidade relevante para levantar demandas importantes para a região. Junior Holanda (MDB), presidente da Câmara Municipal de Palmácia, reforça ao OPINIÃO CE esperar uma “maior visibilidade” e “mais apoio para a região”. “Estamos com foco em dois setores, infraestrutura e turismo”, aponta o presidente da Câmara.

“Na área da infraestrutura, buscamos a construção de calçamentos para universalizar o transporte escolar em nosso Município, visto que, no período do inverno, algumas rotas escolares não conseguem ser executadas porque as estradas ficam intransitáveis. Buscamos também a construção do asfaltamento da estrada que liga a sede do Município ao Distrito de Gado dos Rodrigues”.
Na área do turismo, a principal demanda é a liberação do acesso para visitação turística na Barragem Germinal, além de um estudo de viabilidade econômica para a construção do teleférico do Maciço de Baturité em Palmácia. Para garantir apoio ao Município na sessão plenária, foram feitos contatos com a deputada estadual Larissa Gaspar (PT) e com os deputados Lucílvio Girão (PSD), Marcos Sobreira (PDT) e Evandro Leitão (PDT), presidente da Casa. “Estamos confiantes, até porque o governador Elmano [PT], sendo do Maciço do Baturité, pode colocar nossa região em um patamar mais elevado a nível de investimentos públicos”.
Reportagem de Anderson Alves e Felipe Barreto*
