A Assembleia Itinerante no Maciço de Baturité chega a seu quarto dia nesta quinta-feira, 28. Entre as atividades, foi realizada uma audiência pública para debater possibilidades de ações para impulsionar a cadeia produtiva da Rota Verde do Café. No debate, que aconteceu na Câmara Municipal de Baturité, sob a coordenação da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ficou definido que será elaborada uma proposta na Alece instituindo o café-arábica do Maciço de Baturité como Patrimônio Cultural do Estado do Ceará. Nesta quinta, é realizada a sessão plenária itinerante na Escola Estadual de Educação Profissional Clemente Olintho Távora Arruda, em Baturité.
O deputado estadual Missias do MST (PT) falou sobre importância da produção do café na Região. “É uma região que já produziu muito mas que hoje enfrenta uma grande dificuldade“, disse. “Ouvimos vários produtores, e precisamos agora retomar com o incentivo a questão do crédito, do mercado e da valorização“, completou.
TERCEIRO DIA DA ASSEMBLEIA ITINERANTE
Ainda no terceiro dia de Assembleia Itinerante, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) realizou palestras e rodas de conversa sobre os direitos das mulheres, o combate à violência de gênero e relacionamentos abusivos, além de visita a uma comunidade Quilombola. Houve também uma roda de conversa para debater ações do programa Ceará Sem Fome, e tirar dúvidas sobre os processos de contrato de cozinhas comunitárias com o programa.
Os centros educacionais de Baturité e a Praça da Matriz receberam atendimento odontológicos, de enfermagem, oficina de reciclagem, emissão de documentos, blitz educativa, corte de cabelo e cursos de gastronomia.
A Assembleia, iniciada na segunda, também contou com um festival voltado à arte e cultura. O Festival de Arte e Cultura da Assembleia foi encerrado no terceiro dia, com apresentações de 11 artista ou grupos do Maciço de Baturité. O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, participou do encerramento do Festival, que contou com premiação para três vencedores para as modalidades Música, Humor, Cantoria ou Repente, e Cultura Tradicional Popular.
“Muitos artistas e artesãos da região tiveram oportunidade de apresentar seu trabalho nesses dias de Assembleia Itinerante, uma forma que encontramos de valorizar a cultura e a tradição regional”, destacou o parlamentar.
