Menu

Após críticas da oposição, Sarto anuncia plantio de 300 árvores para a próxima semana

Após duras críticas da oposição, a o prefeito José Sarto (PDT) reforçou as ações de combate ao calor no Município, com o anúncio da plantação de 300 árvores adultas na próxima semana, em “ciclovias de grande circulação”. Os locais do plantio não foram informados. Conforme a gestão, 175.000 árvores já foram plantadas na Capital desde 2021. Nesta última semana, Sarto anunciou a instalação de “xiringadores” na Beira-Mar, que possuem o objetivo de refrescar os transeuntes. Opositores do pedetista desaprovaram a política, afirmando haver formas mais eficazes de combater o aumento da temperatura.

Os xiringadores foram instalados inicialmente na Beira-Mar, mas, segundo a Prefeitura, mais quatro equipamentos também serão colocados em outras avenidas da cidade. “Até a próxima semana, as avenidas Godofredo Maciel, Bezerra de Menezes, Rogaciano Leite e José Bastos vão receber o equipamento”.

CRÍTICAS

Nesta semana, no entanto, o vereador Gabriel Aguiar (Psol) criticou a instalação dos xiringadores “É cômico e, ao mesmo tempo, nos revolta profundamente como morador de Fortaleza”, afirmou. O parlamentar apontou que a maior causa do aumento da temperatura no Brasil é o desmatamento.

“Esse desmatamento na Washington Soares é um exemplo disso. Desmatamento em APP [Área de Preservação Permanente] e ZPA [Zona de Proteção Ambiental], em área protegida, só é possível com a apresentação de uma declaração de utilidade pública, que quem assina é a Prefeitura de Fortaleza”.

No último dia 13 de setembro, ativistas ambientais denunciaram a construção de uma obra em uma APP e ZPA, no bairro Luciano Cavalcante

Outra opositora de Sarto, a deputada estadual Larissa Gaspar (PT) também teceu comentários sobre a ação. “Sarto que vende o céu da cidade para a construção de ‘superprédios’ na orla, os quais contribuem para formar uma verdadeira barreira contra a livre circulação do vento, vem apresentar o ‘xiringador’ na Beira-Mar como uma ação contra o calor na cidade”, disse. A pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza para as Eleições de 2024 apontou que a ação se trata de uma “hipocrisia”.

Leia Mais: Período BRO-BRÓ: gerente da Funceme explica onda de calor no Ceará

A RESPOSTA

A secretária municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, ressaltou a importância de acompanhar os impactos ao meio ambiente, com o intuito de realizar políticas que mitiguem o aumento da temperatura. “Essa política se reflete no índice de cobertura de floresta natural, consolidando a nossa estratégia de recuperação florestal e arborização urbana”, apontou a titular da pasta.

Outra ação que visa mitigar o aumento da temperatura, a instalação de piso em intertravado, segundo a Prefeitura de Fortaleza, tem o potencial de reduzir a sensação térmica em até 10°C no local onde o pavimento é instalado. Atualmente, conforme a gestão, um investimento de R$ 578 milhões já requalificou mais de 590 ruas, totalizando 225 km.