Menu

Sarto sanciona lei que torna o ‘Fortaleza Bilíngue’ uma política permanente

O programa tem por objetivo formar em 10 anos metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma. FOTO: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza
O programa tem por objetivo formar em 10 anos metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma. FOTO: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza

O prefeito José Sarto (PDT) sancionou nesta terça-feira, 26, o projeto de lei que transforma o programa Fortaleza Bilíngue em uma política permanente da cidade. A ação tem por objetivo formar metade da população jovem (até 29 anos) da cidade com um nível intermediário de um segundo idioma, em até 10 anos. “Nós estamos construindo juridicamente uma política estável, que vai dar ao fortalezense a oportunidade de aprender outros idiomas. A nossa estimativa é que em um ano a gente possa atingir, presencialmente e à distância, 118 mil pessoas com o programa”, destaca Sarto.

A assinatura aconteceu durante a certificação de cerca de 100 alunos concludentes dos cursos de inglês e espanhol. Em agosto, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza e assegura a continuidade e a consolidação do Fortaleza Bilíngue em todo o município, permitindo o acesso de toda a população. “Uma cidade turística, como Fortaleza, deve se comunicar em mais de um idioma, e esse é um dos principais objetivos do Fortaleza Bilíngue, que visa tornar a cidade mais acessível e acolhedora para visitantes de todo o mundo”, destaca o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia.

A coordenadora do Fortaleza Bilíngue, Ianna Brandão, frisou o impacto do programa que conta com 5.700 alunos matriculados nas modalidades de ensino à distância e cursos presenciais.

“A gente tem mais de 200 alunos certificados no formato presencial e a avaliação dos participantes tem sido muito positiva, o interesse tem sido muito relevante, e nós também já temos mais de quatro mil alunos matriculados nas nossas plataformas online. Além disso, já iniciamos a capacitação de professores da rede pública de ensino e a implementação da sinalização bilíngue da cidade. Então são várias ações que já estão ocorrendo e muitas que ainda vão começar”, afirma.