Menu

2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia chega ao Porto Iracema das Artes

Com programações para pessoas com deficiência, artistas, alunos e público em geral, as oficinas e aulas abertas serão realizadas no Porto Iracema das Artes de forma gratuita. FOTO: Divulgação
Com programações para pessoas com deficiência, artistas, alunos e público em geral, as oficinas e aulas abertas serão realizadas no Porto Iracema das Artes de forma gratuita. FOTO: Divulgação

A Escola Porto Iracema das Artes recebe a partir desta quinta-feira, 28, a programação especial da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia com atividades em alusão ao Setembro Verde. Por meio de exposições a céu aberto, lambe-lambe, conversas experimentais e mostras, o evento apresenta fotografias de todo o país para o Ceará e realiza intervenções urbanas, projeções, oficinas e encontros nos muros e metrôs da capital cearense.

A programação do evento é organizada com atividades para PcD’s, artistas, estudantes do Porto Iracema das Artes e conta com momento aberto ao público em geral. As iniciativas abordam temáticas sobre arte e acessibilidade, e são abertas ao público.

Nesta quinta-feira, 28, a fotojornalista Viviane Siade realiza duas oficinas no Porto Iracema das Artes, sendo estas “Brinquedos Óticos – Oficina de câmara escura”, feita no Ateliê da Porto, das 9h às 12h, e “Retratos com Celular no Estúdio”, realizada no Estúdio e Pátio da Porto Iracema das Artes, das 14h às 17h. Os dois encontros são gratuitos e destinados para pessoas com deficiência.

Na sexta-feira, 29, será realizada a oficina “Ateliê de Acessibilidade: fotografia, poéticas e audiodescrição”, com Rubens Venâncio e Judas Tadeu Vilar Bernardo, no Porto Iracema das Artes, das 14h às 17h. A atividade é gratuita e voltada para pessoas com deficiência. Simultaneamente, a “Oficina Coletiva de lambe-lambe”, ocorre no Ateliê do Porto Iracema das Artes, das 14h às 17h. A ação é gratuita e aberta para artistas cearenses e estudantes da escola.

Finalizando a programação, a fala aberta “Conversas Experimentais: Arte, Fotografia e Acessibilidade”, com Lara Lima, Luiza Torres, Judas Tadeu Vilar Bernardo, Rubens Venâncio e Viviane Siade, no Pátio da Porto, será realizada na sexta-feira às 18h30. Durante o momento, a projeção dos ensaios do Efêmero Festival e Ifoto será realizada na fachada e nos muros da Escola, com obras visuais que mesclam entre gifs, fotos e videoloops.

SERVIÇO

Dia 28 de setembro (quinta-feira)

“Brinquedos óticos – Oficina de câmara escura”, com Viviane Siade

  • Ateliê da Porto Iracema das Artes de 09 às 12h
  • Gratuito e voltado ao público de pessoas com deficiência

“Retratos com Celular no Estúdio”, com Viviane Siade

  • Estúdio e Pátio da Porto Iracema das Artes de 14 às 17h
  • Gratuito e voltado ao público de pessoas com deficiência

Dia 29 de setembro (sexta-feira)

“Ateliê de acessibilidade: fotografia, poéticas e audiodescrição”, com Rubens Venâncio e Judas Tadeu Vilar Bernardo (Urca/uaná)

  •  Sala de aula da Porto Iracema das Artes de 14 às 17h
  • Gratuito e voltado ao público de pessoas com deficiência

“Oficina Coletiva de lambe-lambe”

  • Ateliê da Porto Iracema das Artes de 14h às 17h
  • Gratuito e aberto ao público

“Conversas Experimentais: Arte, fotografia e acessibilidade – Fala Aberta + Projeção de Ensaios do Efêmero Festival / Ifoto”, com Lara Lima, Luiza Torres, Judas Tadeu Vilar Bernardo, Rubens Venâncio e Viviane Siade

  • Pátio da Porto Iracema das Artes de 18h às 20h
  • Gratuito e aberto ao público