O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, na última sexta-feira, 22, da sessão solene em comemoração aos 70 anos do Grupo M. Dias Branco, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. A iniciativa foi do Presidente da Comissão de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Comércio, Deputado Estadual Firmo Camurça e do Deputado Estadual Queiroz Filho.
“O que era uma pequena padaria artesanal em meados do século passado, se transformou em um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com algumas dezenas de indústrias e complexos industriais, cuja ação tem sido capilarizada a partir de centros de distribuição instalados em regiões estratégicas, que possibilitam a presença de suas marcas no país inteiro e, nos quatro cantos do mundo”, enfatizou. No mesmo discurso, o presidente da FIEC elogiou a responsabilidade social do grupo empresarial.
Participaram da mesa diretora as seguintes autoridades: o presidente das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), o presidente da Comissão de Indústria Desenvolvimento Econômico e Comércio, deputado estadual Firmo Camurça (União); a vice-presidente financeira do Grupo M. Dias Branco, Graça Dias Branco da Escócia; a vice-presidente de Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade do Grupo M. Dias Branco, Regina Dias Branco, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, (SDE), Salmito Filho (PDT), que representou o governador Elmano de Freitas (PT).
M.DIAS BRANCO
A vice-presidente Financeira do Grupo M. Dias Branco, Graça Dias Branco da Escócia, representou o Grupo e também relembrou os esforços do avô e do pai dela Manuel Dias Branco e Francisco Ivens Dias Branco. “Partindo de um pequeno empreendimento denominado Padaria Imperial, localizado na rua Visconde do Rio Branco, em Fortaleza, meu avô deu os seus primeiros passos para o que futuramente viria se tornar a nossa Companhia. No ano de 1953, com o início da produção em escala industrial, nasceu a Fábrica Fortaleza, unidade industrial que deu início à consolidação do que hoje é a M. Dias Branco”, contou.
Ela também relacionou a história das empresas com a do Estado do Ceará. “A empresa incrementou a produção em larga escala, expandiu seu parque industrial, realizou suas primeiras aquisições e abriu capital ao mercado, passando a negociar suas ações na bolsa de valores. Essa marca icônica para nossa companhia se expandiu e, hoje, é classificada como ‘top of mind’ e líder nos mercados de massas e biscoitos da região Nordeste”, disse.
O deputado Estadual Evandro Leitão enfatizou o impacto econômico trazido pelo Grupo M. Dias Branco para a economia do Estado e do país. “o Grupo M. Dias Branco se tornou líder nacional em massas e biscoitos e, hoje, emprega mais de 17 mil colaboradores. Precisamos reconhecer também que as operações são feitas hoje em dia, em mais de 40 países”, afirmou.
MAIS HOMENAGENS
A sessão solene também homenageou a Analista de P&D da unidade GME, Janaina da Silva Gomes, pelos serviços prestados como colaboradora do Grupo M. Dias Branco nos últimos dez anos. O reconhecimento foi estendido para a assistente de Controle de Qualidade da Unidade Maracanaú, Francineide de Sousa Pantaleão, pelos 20 anos de trabalho, para o analista Comercial da unidade Moinho Dias Branco, Mário Augusto Brito, pelos 30 anos, e também para o operador de Máquina de Fábrica Fortaleza, Francisco Gilberto da Silva, pelos 40 anos de empresa.
