A praia do Cumbuco, em Caucaia, recebeu, neste domingo, 24, o maior desfile de kitesurf do mundo, durante a Kiteparade 2023. O evento marcou mais um recorde mundial e convidou velejadores do mundo inteiro a entrar na água com suas pipas de kitesurf e chegar a marca de 44 mil quilômetros velejados, aproximadamente uma volta na terra. Para o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), a cidade é uma verdadeira meca do kitesurf mundial.
“É um orgulho receber e apresentar a nossa cidade para turistas do mundo inteiro. Por isso, temos investido em ações de fomento ao turismo, principalmente o sustentável, que é responsável pela geração de emprego e renda de milhares de caucaienses”, ressalta.
Em menos de uma semana de antecedência do evento, a marca de 44 mil quilômetros velejados foi atingida, a meta é para que cada quilômetro, um quilo de lixo seja retirado do oceano e ambientes costeiros até maio de 2024. Na cerimônia de encerramento, o Guinness World Record oficializou o novo recorde, totalizando 77 mil km velejados, por mais de 600 pessoas, em mais de 30 países diferentes.
A co-fundacodora do Winds For Future e diretora da Kiteparade, Mariana Zonari,destacou sua alegria em estar quebrando mais um recorde e contribuindo com o meio ambiente. “Em 2019 e 2022 nós trouxemos o mundo para o Cumbuco, esse ano nós levamos o Cumbuco para o mundo. O planeta se engajou nessa causa e o poder do coletivo venceu, somos novamente recordistas. Quem entrou na água nesse último mês em prol da causa ajudou a tornar o mundo melhor“, celebrou Mariana.
