Com o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura como atividades de economia colaborativa, Fortaleza sedia, de 26 de setembro a 1º de outubro, a quinta edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce), no Centro de Eventos do Ceará e conta com a participação de artesãos de 26 estados e do Distrito Federal.
Alinhada às métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU, nesta edição de 2023, a Fenacce vai promover ações de sustentabilidade para redução dos impactos ambientais, dentro dos pilares econômicos, sociais e ambientais, efetuando a gestão dos resíduos gerados durante o evento. Stella Pavan, coordenadora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará, explica que a iniciativa visa integrar o setor de artesanato e economia criativa e colaborativa, com práticas de ESG com foco na responsabilidade socioambiental, tornando o evento uma referência a nível local e nacional.
A Fenacce terá cerca de 1.500 artesãos e 320 expositores, além de receber, pela segunda vez seguida, a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e ApexBrasil, com compradores internacionais de 10 países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Estados Unidos, Japão e Jordânia.
ECONOMIA CRIATIVA
Além de materializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda. Em 2020, segundo dados do Observatório Itaú Cultural, a economia da cultura e das indústrias criativas (Ecic) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, o equivalente a 3,11% do produto interno bruto (PIB) do Brasil no período.
Para Stella Pavan, a realização do evento pelo quinto ano consecutivo consolida a Fenacce como uma das maiores feiras do Brasil, ativando todos os setores da economia como serviços, comércio e turismo. “O desenvolvimento da cadeia produtiva do artesanato mobiliza diversas áreas e estimula, além da geração de emprego e renda, também a inclusão social, a valorização dos saberes tradicionais, o associativismo e o intercâmbio de conhecimentos. E a Fenacce expande, a cada ano, o incentivo aos artesãos, ao empreendedorismo e ao trade de eventos e turismo”, afirma.
SUSTENTABILIDADE
Artesanato, inovação, novidade e ações sustentáveis são os pilares da feira que conta com um trabalho de gestão de resíduos desde a equipe organizadora da Fenacce, passando por expositores e artesãos até o público visitante. “O objetivo é reduzir em mais de 90% o impacto com os resíduos gerados durante a feira a partir de ações que vão seguir as métricas das ODS, como coleta seletiva, separação de resíduos orgânicos para compostagem, educação ambiental, reutilização de materiais, entre outros”, explica André Luis, gestor ambiental e consultor da Transforme Serviços Verdes, empresa signatária do Pacto Global Brasil, que vai prestar o serviço de consultoria e acompanhamento das atividades na Feira.
MÚSICA E OUTRAS ARTES
Na próxima terça-feira, 26, a abertura da Fenacce contará com o show do cantor e sanfoneiro Waldonys, que vai apresentar a multiplicidade de seu repertório, abrangendo músicas clássicas e populares. Durante a programação, o público também vai aproveitar as apresentações de artistas como Nonato Lima, Transacionais, entre outros.
Na sexta-feira, 29, a Fenacce promove, às 20 horas, o show do cantor e compositor Jorge Vercillo, que traz à Capital a turnê Raça Menina, em única apresentação. Com apoio do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, o músico carioca leva ao palco da Fenacce o novo álbum, lançado em março, cujas canções estão sendo apresentadas por meio das plataformas digitais e redes sociais do artista. Sucessos de “Raça Menina”, as músicas “Endereço” e “Tempestade” estarão no repertório do show junto a sucessos de todas as fases da carreira de Jorge, como “Ela une Todas as Coisas”, “Final Feliz”, “Monalisa” e “Homem-Aranha”, “Sensível Demais”, “Talismã Sem Par” e tantas outras.
A programação terá o Circuito Fenacce voltado ao compartilhamento de experiências por meio de palestras, oficinas não só de artesanato, mas também de gastronomia, além do encontro de artesãos renomados no mercado. Os visitantes poderão conhecer de perto, por exemplo, como é possível transformar produtos recicláveis em peças artesanais, ajudando, assim, a reduzir o impacto ambiental.
ENTRADA SOLIDÁRIA
A Fenacce terá entrada solidária, incentivando a doação de 2 quilos de alimentos, para acesso ao pavilhão dos expositores. No dia da abertura, o funcionamento é de 17 às 22 horas; nos dias 27,28 e 29, das 14 às 22; dia 30, de 10 às 22; e no dia 1º de outubro, de 10 às 20 horas. Os alimentos arrecadados serão destinados a programas sociais.
Realizada pela A&M Promoções e Eventos com incentivo do Ministério da Cultura, a Feira é promovida com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Assistência Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e da CeArt; do Sebrae; da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac; da ApexBrasil; do PAB-Programa do Artesanato Brasileiro; do Banco do Nordeste; da Prefeitura de Fortaleza; do Iguatemi Bosque; da Companhia de Gás do Ceará (Cegás); e da Coca-Cola.
