Menu

Ceará tem 8 dos 10 municípios que mais produzem camarão no Brasil

Foto: Reprodução/APCC

O Ceará foi líder nacional em produção de camarão no ano de 2022. Com oito municípios de 10 no ranking de maiores produções, o Estado abrigou 54,1% (61,3 mil toneladas) do total produzido no país. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada na quinta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apontam que o Ceará cresceu 9,1% na carcinicultura em relação a 2021. Com isso, 2022 foi o quinto ano seguido de crescimento deste tipo de cultivo no Estado.

Na visão do presidente da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Luiz Paulo Sampaio, “a evolução da organização da carcinicultura no Ceará tem sido impulsionada, de forma exponencial, pela sanção da lei de simplificação dos licenciamentos ambientais para os micros e pequenos produtores, com áreas de produção de 5 até 10 hectares, assinada pelo governador Elmano de Freitas no mês passado”. 

“A lei facilita a legalização da exploração da atividade e, consequentemente, o acesso ao crédito bancário subsidiado dos bancos oficiais para novos investimentos e custeio. Além disso, a legalização passa a alimentar as estatísticas e a facilitar as elaborações de políticas públicas de fomento e fiscalização do cultivo de camarão”, explica.

Cativeiro de camarão cearense. Foto: Reprodução/APCC

O presidente também cita uma iniciativa estimulada pela APCC: a criação da Cooperativa dos Produtores de Camarão do Ceará (Copacam). A entidade tem o objetivo de industrializar a produção dos micros, pequenos e médios produtores, dando vida de prateleira e certificação sanitária para que “os produtos sejam levados até os rincões mais distantes do país, e passe a fazer parte da mesa de todos os brasileiros”.

ARACATI NA LIDERANÇA

Entre os municípios cearenses em destaque no ranking, Aracati foi o campeão de produção, ocupando a 1ª colocação. Em seguida, ficaram as cidades de Jaguaruana (2°), Acaraú (4°) e Russas (5°). A terceira colocação foi preenchida pelo município de Pendências, no Rio Grande do Norte. Segundo Luiz Paulo, a relevância de Aracati no ramo é percebida desde o início da década de 90, encabeçada pelo Comércio de Pescado Aracatiense Ltda. (Compescal).

O Comércio é o maior produtor de camarão do Ceará, entre empresas da cadeia produtiva especializadas em produção de pós-larvas (forma jovem dos camarões), assim como de diversas lojas de insumos, máquinas e equipamentos. Os produtos foram propiciando a transferência de tecnologia e atraindo cada vez mais investidores e compradores de camarão. Dessa forma, em Aracati foi criado um ambiente favorável para seguir crescendo e tomando a posição de maior município produtor de camarão”, pontua o presidente. 

PRODUÇÃO NACIONAL

De acordo com o estudo, a produção de camarão criado em cativeiro foi de 113,3 mil toneladas, ou seja, 5,9% maior em comparação ao ano anterior. O número foi mais um recorde de produtividade identificado pelo IBGE. Do total nacional, apenas o Nordeste concentrou 99,6%.