Neste sábado, 23, o Museu da Fotografia Fortaleza inaugura a exposição “A Máquina do Tempo”, a partir 10h, com curadoria de Denise Mattar. A mostra conta com mais de 300 obras, entre fotos antigas e contemporâneas da Coleção Paula e Silvio Frota, vídeos, gravações, câmeras fotográficas, objetos, e algumas propostas de interação com o público. A exposição se baseia na fotografia como mudança da visualidade humana e a transformação da arte. Para a curadora e premiada, Denise Mattar, as obras do Museu de Fotografia permite contar muitas histórias e apresentar diferentes conceitos.
“Optei por uma abordagem histórica, mas poderia seguir por outros caminhos, pois a coleção reúne um número impressionante de fotógrafos expressivos do Brasil e do exterior”, afirma.
Além de refazer os caminhos da fotografia como mudança na visualidade humana, a mostra, ainda, retrata personalidades, praias, paisagens rurais e urbanas da capital cearense. Registros famosos do Rio de Janeiro e feitos do patrono da aviação brasileira, também ganham espaço nos espaços do Museu da Fotografia Fortaleza.
DENISE MATTAR
A premiada, Denise Mattar, já foi curadora do Museu da Casa Brasileira e do Museu de Arte Moderna de São Paulo. A artista realizou mostras retrospectivas de artistas como Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho (Prêmio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA), Pancetti, Anita Malfatti, entre outros.
SERVIÇO
“A máquina do tempo” – A partir das 10h
- Entrada gratuita
- Local: Museu da Fotografia Fortaleza – Rua Frederico Borges, 545, Fortaleza – CE
